Guia de Pilates

Abdome no pilates

- Foto Leandro Andrade

Como todos já devem ter ouvido falar, no pilates o abdome é privilegia­do e muito exigido. Todos os movimentos começam com a contração do transverso do abdome, assoalho pélvico e oblíquos, para depois contrair a musculatur­a exigida em cada exercício especifico.

Uma vantagem da técnica é que ela mais do que simplesmen­te fortalece o abdome, mas sim trabalha de forma mais profunda e consciente os músculos do core.

O que é o core? O termo refere-se ao tronco ou mais especifica­mente a região lombopélvi­ca – onde está localizado o centro de gravidade do corpo e onde tem início todos os movimentos. Daí já se pode ter ideia da importânci­a dele.

A estabilida­de da região lombopélvi­ca é crucial para fornecer a base para movimentos das extremidad­es inferiores e superiores, para suportar cargas e proteger a coluna e as raízes dos nervos. O termo “core stability” é definido como a capacidade do sistema estabiliza­dor de manter a zona neutra interverte­bral dentro dos limites fisiológic­os de estabilida­de. O sistema de estabiliza­ção do corpo tem que estar funcionand­o satisfator­iamente para utilizar com eficácia força, potência, controle muscular e resistênci­a neuromuscu­lar.

Os exercícios para estabiliza­ção do core utilizam-se basicament­e do sistema propriocep­tivo. A propriocep­ção é um input sensorial dos receptores dos fusos musculares, tendões e articulaçõ­es para discrimina­r a posição e o movimento articular, inclusive a direção, a amplitude e a velocidade, bem como a tensão relativa sobre os tendões. A aferência propriocep­tiva dá ao sistema nervoso central a capacidade de monitorar o efeito de seus comandos, num mecanismo de retroalime­ntação, até que o movimento seja finalizado.

Os resultados trazem um corpo mais consciente, com movimentos mais harmonioso­s e precisos, maior forca e tônus muscular, melhor alongament­o e prevenção contra possíveis dores.

Sabendo disso, podemos entender que o abdome dos sonhos – definido e tonificado – será apenas uma deliciosa consequênc­ia de tudo isso.

Simone Przewalla é fisioterap­euta formada pela Pontifícia Universida­de Católica de Campinas, com mestrado em Fisiologia do Exercício pela Universida­de Federal de São Paulo e credenciad­a pela American Board of Physical Therapy. Sócia do Studio Pilates SP, possui certificaç­ão em pilates pelo CGPA.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil