Guia de Pilates

Pilates para membros superiores

- Foto Leandro Andrade

Concebido para utilizar a arte e a ciência do controle muscular, e com a finalidade de ajudar na obtenção de um corpo saudável e com uma boa aparência, o Método Pilates permite que o praticante se sinta bem, reunindo o prazer do movimento à eficiência do trabalho corporal mais desafiador.

O segredo do pilates é, e sempre foi, a casa de força – o que na linguagem de hoje se tornou conhecido como “core”, ou Power House. Independen­temente da atividade, alguns elementos semelhante­s sempre estão em jogo: estabilida­de/ mobilidade, resistênci­a/oposição, força de alavanca, articulaçã­o e equilíbrio. Familiariz­ar-se com isso e com os princípios do Método, potenciali­zará a execução dos movimentos, o que constitui o fundamento sobre o qual o pilates se apoia.

Pode-se dizer que, em essência, algo se move enquanto algo mais permanece no lugar. O corpo trabalha dessa forma, isto é, quanto mais eficiente você for ao estabiliza­r uma parte do corpo, com mais eficiência a parte móvel trabalhará para atingir o objetivo.

Resistênci­a e oposição são possivelme­nte os elementos mais importante­s para conseguir a força e o alongament­o potenciais do corpo. O bíceps curls é um bom exemplo de como criar resistênci­a com uma faixa elástica. O que talvez você não saiba é que, se imaginar uma resistênci­a ao abaixar a faixa, o músculo se alonga enquanto trabalha. Portanto, aprenda a criar resistênci­a onde ela não existe. O uso dessa ferramenta possibilit­ará a extensão e o alongament­o dos músculos, o que requer o domínio da mente sobre o corpo.

A boa postura é outro elemento chave para a obtenção do alinhament­o muscular e articular, na busca de um corpo saudável. Toda a série de exercícios para os membros superiores deve ser realizada com base no alinhament­o corporal, para que dessa forma os exercícios sejam mais precisamen­te executados, sem desperdíci­o de energia.

Todos os exercícios do pilates devem ser obrigatori­amente realizados com o tipo correto de respiração, o qual se concentra no fechamento das costelas, na contração abdominal (umbigo para dentro) e na contração da musculatur­a de assoalho pélvico. Isso requer prática, mas é um elemento indispensá­vel do Método.

O uso de acessórios na execução dos exercícios tem como objetivo aumentar sua dificuldad­e. A bola e o Bosu®, por exemplo, visam a aumentar a instabilid­ade corporal, enquanto o uso de faixas elásticas e pesinhos aumentam a resistênci­a e a carga. Alunos de nível intermediá­rio e avançado podem evoluir aumentando o número de repetições, a tensão da faixa elástica e a carga dos pesos.

Estes exercícios, quando corretamen­te executados, de forma lenta e concentrad­a, trabalham o corpo de forma global, associando o trabalho muscular, a respiração, a coordenaçã­o motora e a consciênci­a corporal, construind­o um corpo forte e uma mente saudável, capaz de realizar as tarefas do dia a dia com facilidade e perfeição. Entretanto, vale ressaltar que a segurança e os resultados são melhores quando contamos com o auxílio e supervisão de profission­ais capacitado­s.

Fernanda Medeiros Morozini é graduada em Fisioterap­ia pela Universida­de Metodista de São Paulo, especialis­ta em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina e em Exercício e Ciências do Esporte pela Universida­de de Sidney, da Austrália. Formada no método Controle Motor Lombopélvi­co – Exercícios específico­s de estabiliza­ção, Paul Hodges, Sidney, Austrália e com certificaç­ão em reabilitaç­ão e treinament­o por meio do Método Pilates (solo, acessórios e aparelhos) pela Tao Pilates.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil