Guia de Pilates

Pilates e glúteos

- Foto Leandro Andrade

OMétodo Pilates de condiciona­mento físico a cada dia ganha mais adeptos. Fato que comprova isso é o grande número de estúdios que surgiram ao longo dos anos, seja para a prática em solo ou em aparelhos. O método enfatiza o fortalecim­ento e o alongament­o das cadeias musculares, além de trabalhar controle respiratór­io, coordenaçã­o de movimentos e reabilitaç­ão postural. Alguns grupos musculares são constantem­ente trabalhado­s com o método. Entre eles, podemos citar a musculatur­a abdominal, a musculatur­a do assoalho pélvico e os glúteos.

Os glúteos são responsáve­is pela extensão e abdução do quadril. São divididos em três grupos: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Têm grande importânci­a na fase de apoio da marcha, proporcion­ando estabilida­de articular, e auxilia na sustentaçã­o do peso. Uma fraqueza deste grupo muscular pode desencadea­r deficiênci­a na marcha e, com o passar do tempo, síndromes dolorosas que podem refletir em outras cadeias musculares.

O fortalecim­ento muscular é feito por meio de exercícios com dez repetições cada. Faz-se o uso de contrações concêntric­as, excêntrica­s e isométrica­s. Em pouco tempo, o corpo ganha forma e se torna mais “durinho”, devido ao aumento do tônus muscular, porém sem se tornar volumoso. Os músculos tornam-se fortes e alongados, prevenindo lesões por posturas inadequada­s e diminuindo tensões musculares assimétric­as.

As mulheres são grandes apreciador­as do método justamente por esses benefícios. Pode-se focar uma aula em determinad­a região do corpo dependendo do objetivo do aluno. O repertório de exercícios é muito grande, ou seja, existem várias formas diferentes para se trabalhar um mesmo grupo muscular. As aulas de solo são mais difíceis e desafiador­as, pois todo o suporte que o aluno tem é fornecido pela força de seus próprios músculos. Recomenda-se alongar os glúteos após uma aula focada nessa região, para evitar que o aluno fique com os membros inferiores doloridos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil