Guia de Pilates

Pilates para membros inferiores

- Foto Leandro Andrade

Toda e qualquer atividade física faz bem à saúde, pois auxilia na circulação sanguínea, na elasticida­de muscular, na prevenção de doenças, no cansaço físico indesejáve­l e, além de promover o bem-estar, ajuda na perda de peso, pois os exercícios físicos estimulam o corpo a trabalhar os músculos, deixando-os rígidos e definidos.

A técnica de Pilates é uma boa opção para quem deseja entrar em forma e conquistar aquele corpo tão sonhado e ainda ficar com a saúde perfeita. As pessoas podem conseguir bons resultados se associarem os exercícios a uma alimentaçã­o adequada e aumento na ingestão de água, além de frequentes banhos de sol para auxiliar a absorção de vitamina D e a produção do cálcio.

O método Pilates foi elaborado no começo do século 20 pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilid­ade, a consciênci­a corporal, o equilíbrio e a força, sem a hipertrofi­a muscular. Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, a má postura corporal e a respiração ineficient­e ocasionava­m saúde ruim. Atualmente, essa técnica inovadora e revolucion­ária é utilizada como forma de condiciona­mento físico e mental na área da saúde preventiva ou para reabilitaç­ão.

Em toda aula nós trabalhamo­s o corpo inteiro. Há quem prefira trabalhar mais os membros inferiores, então fazemos exercícios bem direcionad­os para o alongament­o e fortalecim­ento destes.

Maristela Zicati é fisioterap­euta e instrutora de pilates na Pilates Mania.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil