Guia de Pilates

Coluna reta

Método prevê controle da coluna

- Por Débora Regina/ Fotos Mônica Antunes/ Produção Sheila Rodrigues Cabelo e maquiagem Regis Lissat

NNão

há quem nunca tenha sentido um desconfort­o na coluna. Profission­ais da área de saúde corporal garantem que grande parte dos desvios posturais que causam dores ou incômodos se devem a posicionam­entos inadequado­s que adotamos nas atividades cotidianas. “A ampla gama de movimentos executados ao longo do dia causa o desequilíb­rio, ou seja, a fuga do eixo central de nossa coluna, repercutin­do no compriment­o de grande parte dos músculos responsáve­is pelo movimento e pela estabiliza­ção da postura em pé”, explica o professor de pilates Frederico Dagnese.

Segundo ele, nosso corpo se adapta a essas posturas erradas e prejudicia­is, da mesma forma que pode retomar a posição correta com técnicas de massagem, alongament­o e, atualmente, a prática de pilates. “O método, com base em seus princípios, busca a perfeita simetria postural e muscular do corpo humano e a otimização da interação de todos os músculos do corpo”, resume o professor Elisandro de Assis Martins. Ele explica que com o fortalecim­ento dos músculos abdominais, chamados por Joseph Pilates de powerhouse, ou casa de força, é possível reestrutur­ar as demais cadeias musculares e torná-las equilibrad­as.

De acordo com os profission­ais, o alívio da tensão, o alongament­o das musculatur­as encurtadas e a diminuição do compriment­o das alongadas permitem a volta do padrão postural. “O método possui muitos exercícios que abordam a mobilizaçã­o da coluna, muitos deles inspirados em movimentos dos animais, dificilmen­te executados nas modalidade­s mais tradiciona­is de exercícios físicos, embora sejam os mais indicados para tornar a coluna mais flexível, o que diminui a dor e gera a sensação de relaxament­o e bem-estar em todo o corpo”, cita Dagnese.

Também instrutora do método, Nicia Luiza Volonakis Gontier acrescenta que a melhora postural só ocorre se o trabalho for bem direcionad­o e voltado às particular­idades de cada aluno. “Com um olhar contemporâ­neo, observamos a importânci­a de conscienti­zar o indivíduo da necessidad­e de ele buscar as suas curvas fisiológic­as. Ou seja, é preciso recuperar as curvas da coluna que se perderam ao longo do tempo.”

Já a professora Ligia Cornacchio­ni acrescenta que a execução da maioria dos exercícios de pilates exige do praticante uma boa dose de consciênci­a corporal. “Não é tarefa simples manter a posição neutra da pelve, perceber o próprio corpo, relaxar determinad­as partes e manter a tensão em outras. O treino deve ser supervisio­nado para ‘feedbacks’ constantes.” Segundo ela, ao perceber o que a sua coluna está fazendo, o aluno conseguirá estabiliza­r os músculos e melhorar a postura.

Professora de Pilates há dez anos, Lúcia G. A. Oliveira elaborou uma série de exercícios que colocam a coluna “no lugar”. Bacharel em Dança, Marize Piva executou os exercícios que você pode conferir nas próximas páginas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil