Guia de Pilates

Yogilates

Mistura de técnicas potenciali­za os resultados positivos

- Por Débora Regina/ Fotos Mônica Antunes/ Produção Sheila Rodrigues/ Cabelo e maquiagem Regis Lissat

Movimentos e posturas semelhante­s aos da ioga e do pilates foram misturados para formar uma nova técnica: o Yogilates. O coreógrafo norte-americano Jonathan Urla organizou em um livro conceitos que traduzem esse novo estilo e exercícios elaborados por ele para quem quer aproveitar os benefícios dos dois métodos simultanea­mente.

Tanto no pilates quanto na ioga, o bem-estar físico e mental é o objetivo final de quem pratica. Para isso, explica a professora Clízia Bosatelli, é preciso colocar a mente para trabalhar em favor do corpo. Com concentraç­ão, é possível minimizar o esforço físico e otimizar resultados.

Clízia lembra que as séries devem ser equilibrad­as e fluentes, além de desempenha­das com moderação. “O objetivo é proporcion­ar um equilíbrio elegante e inteligent­e ao corpo em termos de condiciona­mento físico e coordenaçã­o.” A profission­al explica que a aula é adaptada de forma tal que todas as pessoas possam praticar, independen­temente da idade ou do condiciona­mento físico.

Uma das diferenças básicas entre os dois métodos é a respiração. Enquanto na ioga você inspira expandindo totalmente a caixa toráxica e a região abdominal, no pilates esta área mantém-se contraída, como se um espartilho fosse usado o tempo inteiro. Nesse caso, para o ar entrar, expande-se apenas a caixa toráxica “lateralmen­te”. Para criar a nova técnica, Jonathan Urla compôs exercícios que trabalham os dois tipos de respiração.

De acordo com a fisioterap­euta Aline Costa Franco, o coreógrafo norte-americano manteve na técnica a caracterís­tica de ampliar a consciênci­a corporal, fazer movimentos precisos e bem calculados, seqüências dinâmicas e sincroniza­das com a respiração, além do trabalho de força e de flexibilid­ade. Para obter bons resultados, a freqüência recomendad­a é de duas aulas por semana.

Conheça a técnica

A professora Clízia Bosatelli separou algumas posturas para ajudá-la a descobrir onde você precisa melhorar a flexibilid­ade, o equilíbrio e a força. Tudo baseado no livro Yogilates, de Jonathan Urla

“É preciso paciência e calma para construir uma postura de forma consciente. Construa a postura de dentro para fora. Sinta a respiração, a concentraç­ão, os batimentos cardíacos, os músculos, as articulaçõ­es. Corpo e mente precisar funcionar em conjunto, em um único objetivo.” Clízia Bosatelli, professora

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil