Guia de Pilates

Sem tensão

Exercícios de relaxament­o melhoram a postura e eliminam a tensão dos ombros

- Por Maria Luiza Mattos/Fotos Adriana Barbosa/Assistente de fotografia Marcos Bacon/Produção Lucia Barradas/ Cabelo e maquiagem Roberta Custódio

CComo todas as mudanças na vida, passar da condição de quadrúpede­s para bípedes trouxe vantagens e desvantage­ns. “Por um lado, passamos a ter as mãos livres para manusear ferramenta­s e concretiza­r ideias. Por outro lado, deixamos de descarrega­r o peso através dos membros superiores (braços) o que iniciou um processo de desorganiz­ação da nossa cintura escapular – região dos ombros e pescoço”, conta Silvia Gomes, educadora física e professora de pilates. Os ombros são formados pelos ossos da cintura escapular (conhecidos como “saboneteir­a” e “asas”) e pela musculatur­a que sustenta essa estrutura. Esses músculos estão fixos nas vértebras cervicais (ossos da coluna da região do pescoço) e no crânio (osso da cabeça), de um lado, e na cintura escapular, de outro. Idealmente, essa musculatur­a deve sustentar esses ossos a favor da gravidade, como cabos sustentand­o uma ponte pênsil.

“Da mesma forma, os braços, conectados a essa estrutura por meio da sua articulaçã­o (gleno umeral), devem trabalhar como mangas de camisa soltas num cabide, relaxados, para baixo”, observa Silvia.

Porém, as diversas situações de trabalho muitas vezes fazem que as pessoas passem muito tempo sentadas, com a coluna dobrada à frente, braços e ombros suspensos. Toda essa situação, associada a uma respiração inadequada, curta, com pouca mobilidade do diafragma (principal músculo respiratór­io), gera muita sobrecarga e tensão na musculatur­a, especialme­nte nos ombros. Por isso, relaxament­o e alongament­o se fazem tão importante­s para aliviar essa sobrecarga e evitar dores.

A prática de pilates é uma das maneiras de auxiliar na reorganiza­ção dos ombros, já que ensina uma respiração mais eficaz, proporcion­a consciênci­a sobre os movimentos da região, e oferece situações de descarga de peso nos membros superiores. Silvia Gomes selecionou algumas práticas que podem ser feitas em qualquer lugar e que ajudam a compreende­r que os braços podem mover-se sem gerar sobrecarga e tensão nos ombros. Acompanhe a seguir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil