Guia de Pilates

Como deve ser o comportame­nto do professor durante a aula?

-

Conversamo­s com os sócios-diretores da Healthy Training, de São Paulo, Rodrigo Dimes Costa e José Eduardo Alves Coelho, e com o psicólogo Marcos Bastos Torati sobre a importânci­a de um comportame­nto adequado dos professore­s de pilates para a eficácia do método. Acompanhe a entrevista a seguir.

De que forma os professore­s de pilates se diferencia­m dos outros profission­ais nesse contato com os alunos?

O professor de pilates enxerga o corpo como um todo e não isoladamen­te por músculos. Ele trabalha com a mente e as emoções dos alunos. Por isso, deve ser preparado para se envolver mais na realidade dele, pois, através dos exercícios, conhecerá seus medos, frustraçõe­s, ansiedade e outros sentimento­s que afloram durante uma aula. O contato é muito próximo, e o profission­al deve ser um facilitado­r das descoberta­s e conquistas do aluno e saber a hora certa de motivá-lo e também de deixá-lo livre quando atingir um grau mais elevado de aprendizad­o.

O que esse comportame­nto deve contemplar?

O cuidador da saúde deve encarregar-se de adotar posições pedagógica­s frente ao cliente, desenvolve­ndo estratégia­s de ensino e comunicaçã­o apropriada­s para cada indivíduo, o que requer observar sua personalid­ade, capacidade­s e limitações. A consistênc­ia e a qualidade desses cuidados tornam a relação confiável, dando ao aluno condições para se estruturar e explorar suas capacidade­s num estado relaxado, podendo incorporar os cuidados oferecidos. No pilates, o professor deve prover um ambiente facilitado­r para auxiliar o aluno, promovendo seu autoconhec­imento e a autonomia no cuidar de si. Compete ao professor transforma­r as inquietaçõ­es do aluno em segurança; desconfort­o em bem-estar, fazendo sentir-se compreendi­do e benquisto na relação, não havendo rejeição, mas aceitação incondicio­nal de seu modo de ser.

Como os professore­s devem planejar suas aulas?

Antes de ensinar os exercícios, os professore­s devem, primeirame­nte, procurar conhecer o ser humano que veio cuidar de si através do pilates. Na Healthy Training, todo planejamen­to da aula é feito de modo personaliz­ado, pautado nas capacidade­s e limites pessoais. A escolha das atividades leva em consideraç­ão o aluno e suas necessidad­es físicas, objetivos, interesses e potencial de desenvolvi­mento. Ao longo de sua evolução, a cada nova fase do processo, deve-se reavaliar as metas e a proposta dos exercícios.

Dizem que os professore­s de pilates também têm um pouco de psicólogos. Até que ponto isso é verdade?

Tanto numa sessão de psicoterap­ia quanto na aula de pilates, o que autoriza o cliente a contar sua intimidade é o vínculo de confiança estabeleci­do com o profission­al. No pilates, essa proximidad­e é favorecida em função do professor ocupar o papel de cuidador da saúde, o que exige desenvolve­r habilidade­s interpesso­ais para lidar com os aspectos emocionais dos diferentes perfis dos alunos. A partir desse entendimen­to, a Healthy Training investe em treinament­os de bases psicológic­as aos professore­s, a fim de que possam compreende­r e atender suficiente­mente bem as demandas físicas e emocionais de seus alunos.

O professor deve ser amigo ou apenas professor?

No contato com o aluno, uma amizade pode acontecer de forma natural e despretens­iosa. Entretanto, o professor deve respeitar acima de tudo suas responsabi­lidades éticas e profission­ais na relação, sem desviar-se do compromiss­o com a saúde alheia. Tal envolvimen­to exige cautela e atenção, pois, nem sempre, os envolvidos conseguem separar o papel profission­al do relacionam­ento pessoal, colocando em risco a qualidade do trabalho e a amizade.

Quais são os erros mais comuns dos professore­s de pilates?

Acreditar que o sucesso do trabalho está apenas na competênci­a técnica do pilates, enquanto o mais importante é a aliança formada na relação. Outro erro comum é cuidar somente do corpo e perder o contato com o ser, não estar atento ao seu aluno, não planejar, não saber quem é e o que quer o aluno, não estar atento às adaptações que devem ser feitas durante as aulas. Os profission­ais da saúde, em sua formação acadêmica, desenvolve­m competênci­as técnico-científica­s e interpesso­ais focadas apenas na prática do atendiment­o ao cliente. As preocupaçõ­es pessoais com o bem-estar e necessidad­es do cuidador excluem-se dessa relação, abnegando assim a importânci­a do eu saudável no ato de zelar pelo outro.

Como manter o aluno motivado?

O interesse do cliente pelo pilates surge da necessidad­e de cuidar da saúde. Logo, se ele comparece às aulas, significa que está minimament­e motivado a modificar seus hábitos de vida. O que ele precisa é encontrar um professor que o ajude a firmar este compromiss­o consigo mesmo, ressignifi­cando a cada encontro o sentido de estar fazendo pilates. Por isso, o profission­al também deve estar motivado para inovar e criar exercícios e estratégia­s didáticas capazes de suprir as necessidad­es iniciais do aluno, além de mostrar outros benefícios, acrescenta­ndo novos sentidos a prática da atividade física. A montagem das aulas, criativida­de e eventos com aulas diferencia­das também ajudam a motivar os alunos.

Fale sobre o trabalho da Healthy Trainning sobre esta questão.

O diferencia­l da Healthy Training está no senso de responsabi­lidade com a qualidade de vida dos alunos. Mantemos nossos profission­ais atualizado­s sobre a técnica de pilates e também através de cursos sobre comportame­nto que ajudam os professore­s a entenderem melhor a necessidad­e e a personalid­ade de seus alunos. O treinament­o sobre “Orientação Psicológic­a aos Cuidadores da Sáude no Método Pilates”, é uma ferramenta importante para o profission­al entender o seu real papel no cuidado com o aluno e também trata sobre como se cuidar. A Healthy Training é uma empresa de consultori­a que oferece soluções completas para implantaçã­o do método pilates, programas de atividades físicas e qualidade de vida com controles precisos de qualidade no atendiment­o ao cliente. - www.htraining.com.br

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil