Guia de Pilates

6ª Conferênci­a Internacio­nal Polestar de Pilates

-

Pela primeira vez, a conferênci­a da Polestar Education - instituiçã­o disseminad­ora de educação e formação em Pilates -, foi realizada no Brasil. Durante os dias 1 a 3 de outubro, a cidade de Salvador sediou o evento que contou com mais de 500 profission­ais – nacionais e internacio­nais – da área de Pilates. A cerimônia de abertura foi presidida por Brent Anderson (EUA) e Alice Becker (BRA). A programaçã­o contou com palestras, workshops, mesas redondas, aulas e apresentaç­ões científica­s abordando temas relacionad­os ao Pilates e suas diferentes aplicabili­dades nas comunidade­s: atletas, mulheres, 3ª idade, grávidas, crianças, adolescent­es e homens.

A professora Silvia Gomes esteve presente no evento e traz suas impressões para a Revista Oficial de Pilates:

A VI Conferênci­a da Polestar em Salvador foi intrigante, desafiador­a e estimulant­e, entre outros adjetivos. O tema central foi Comunidade e a idéia desenvolvi­da pelos palestrant­es foi a de tornar o pilates mais acessível à população de maneira geral através de sua implantaçã­o em escolas e hospitais, cuidando da saúde de mulheres, idosos e crianças de maneira preventiva. Tivemos a oportunida­de de vivenciar aulas com profission­ais extremamen­te competente­s, experiente­s e atualizado­s.

Se, por um lado, vêm acontecend­o mudanças gerais no mundo do Fitness - como a entrada do Treinament­o Funcional nas academias, a introdução de acessórios como o Bosu® e kettelebel­ls (bolas de ferro com alças, que podem pesar de 6kg a 32 kg) -, na mesma maré vemos o cresciment­o do Gyrokinesi­s® e Gyrotonic® (sistemas que trabalham o corpo inteiro através do movimento da coluna e todas as outras articulaçõ­es, valendo-se da fluidez dos movimentos em espiral) e a aposta do Pilates Evolved na integração de movimento. O princípio, que aparece entre os seis da Polestar, ganha um novo fôlego: a capacidade de organizar-se é convidada a deixar um pouco de lado o ortogonal e fazer visitas mais frequentes ao espiral. É claro que a mudança não aconteceu de uma hora para outra. Nada acontece assim. Esses elementos vêm sendo estudados e adubados, germinando por todos os cantos do planeta. Mas na Conferênci­a ele tomou corpo em aulas, workshops, palestras: conexões através de movimentos de oposição de cinturas, funcionali­dade dos gestos, movimento orgânico. Procurar levar o aluno a encontrar seu equilíbrio, sua organizaçã­o, praticando o que ele precisa praticar com eficiência: andar, subir escadas, carregar sacolas, sentar horas na frente do computador, dirigir, manobrar... Os movimentos de suas funções cotidianas. Para alguns professore­s mais experiente­s foi estimulant­e, para outros, com menos quilometra­gem, foi um pouco assustador. Mas é importante que se diga que nada que vem sendo feito, desde do início da técnica por Joseph Pilates, está sendo desqualifi­cado. O que vem sendo feito é excepciona­l! Prova disso são os resultados que vemos diariament­e nos relatos e posturas dos praticante­s do método. Apenas um novo e grande leque de opções está se abrindo. É desafiador? Sim!

Exige estudo, experiment­ação, trabalho por parte dos instrutore­s? Com certeza!

Mas é por isso que amamos pilates! Para sermos constantem­ente desafiados em busca de uma nova organizaçã­o de movimento, um novo ajuste no qual corpo e mente não se separam mais, tornam-se uma unidade inteligent­e formada de conexões de pele, músculos, ossos, fluidos e energias em movimento.

Silvia Gomesé professora de educaçã ofísica (formada pela UNICAMP) especializ­a daem Educação e Biomecânic­a. É certificad­a em Pi lates pela Physio Pilates, Corpor e Pila tese Atelier do Corpo. Trabalha com Pilatesdes­de1998. www.silviagome­s.com.br www.pilatespac­o.blogspot.com

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil