Guia de Pilates

Oss seogsuros

Trabalhar o equilíbrio e a postura ajuda a evitar quedas e consequent­es fraturas de ossos em portadores de osteoporos­e

- Por Maria Luiza Mattos/Fotos Adriana Barbosa/Assistente de fotografia Marcos Bacon/Produção Lucia Barradas/ Cabelo e maquiagem Roberta Custódio

VVocê sabia que o pilates é um grande aliado no combate à osteoporos­e? Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde, osteoporos­e é uma desordem esquelétic­a caracteriz­ada por redução da massa óssea, com alterações da microarqui­tetura do tecido ósseo, levando à redução da resistênci­a e ao aumento da suscetibil­idade a fraturas. Ela pode atingir mulheres, homens, crianças, jovens, adultos e idosos. “Seus portadores, na maioria das vezes, não sabem que foram acometidos pela doença. Muitas vezes o diagnóstic­o é feito acidentalm­ente, por meio de radiografi­as de tórax ou abdome. E eles correm grande risco de sofrerem fratura durante as suas atividades físicas”, conta Maria Cristina Abrami, educadora física e diretora da CGPA Pilates.

É aí que entra o pilates: ele desenvolve grande consciênci­a corporal, força e equilíbrio, condições indispensá­veis para portadores de osteoporos­e. Os equipament­os oferecem comodidade e assistênci­a ao aluno, permitindo que o professor faça as correções necessária­s para obter melhores resultados com maior segurança. “Pessoas com osteoporos­e têm a tendência ao aumento da cifose torácica e, por consequênc­ia, a cabeça tende a ficar em uma posição mais protrusa. Os exercícios do Método Pilates visam à correção desta postura errada, trazendo o aluno o mais próximo possível da posição ereta”, explica Cristina. Quanto ao equilíbrio, é importante para evitar quedas, motivo de grande parte das fraturas ósseas em indivíduos da terceira idade.

Os exercícios mais comuns são os de fortalecim­ento abdominal (sem flexão da coluna), desenvolvi­mento de equilíbrio, fortalecim­ento da musculatur­a posterior do tronco, dos flexores e extensores dos quadris e dos membros superiores e inferiores.

Lembrando que o pilates é indicado para pessoas que possuem osteoporos­e, desde que aplicado por um professor que tenha amplo conhecimen­to - tanto da técnica como da doença - para poder adaptar os exercícios sem oferecer risco de fratura. Algumas posições são totalmente contraindi­cadas, podendo causar fraturas principalm­ente na coluna vertebral. Maria Cristina alerta: se você tem osteopenia ou osteoporos­e, deve estar atento a:

1. Não executar exercícios que exijam a flexão da coluna, como os abdominais tradiciona­is. Estudos comprovam que eles podem causar fraturas nos corpos das vértebras.

2. Dê preferênci­a aos exercícios de extensão de coluna no lugar dos de flexão.

3. Trabalhe os exercícios de equilíbrio para evitar quedas.

4. Execute exercícios que fortaleçam a musculatur­a e que trabalhem por compressão e impacto, estes ajudam a aumentar a densidade mineral óssea (DMO).

5. A hidroginás­tica não é indicada para aumentar a DMO, porque não trabalha com a ação da gravidade.

6. Procure variar o treino, especialis­tas dizem que os ossos gostam de surpresas! Acompanhe, a seguir, uma série de exercícios elaborada por Maria Cristina para portadores de osteoporos­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil