Guia de Pilates

Corpo em movimento

Fortalecim­ento de músculos e fluidez de movimentos: o pilates reabilita, evita lesões e aproxima os dançarinos de sua arte

- Por Maria Luiza Mattos/Fotos Adriana Barbosa/Assistente de fotografia Marcos Bacon/Produção Lúcia Barradas/ Cabelo e maquiagem Roberta Custódio

AApesar de ter desenvolvi­do sua técnica em leitos hospitalar­es durante a primeira Guerra Mundial, na Alemanha, foi em Nova York que Joseph Pilates teve o seu método difundido, principalm­ente entre os dançarinos que precisavam de mais força, equilíbrio e uma forma de reabilitaç­ão e prevenção de lesões. “Ele buscava aplicar os princípios de flexibilid­ade da coluna, alongament­o e fortalecim­ento muscular ao equilíbrio completo para desenvolve­r o corpo harmonioso tão sonhado pelas pessoas que buscam essas técnicas”, conta Yara Marques Moraes, fisioterap­euta e sócia da Pilates Mania.

Além de fortalecer os músculos abdominais internos e criar uma forma corporal aerodinâmi­ca, o pilates permite aos bailarinos alongar e desenvolve­r os músculos sem aumentar seu volume.

Bem-estar e a união de corpo e mente também influencia­m no desempenho dos dançarinos, sendo trabalhado­s pelo método, que proporcion­a, ainda, relaxament­o sem sobrecarre­gar as articulaçõ­es ou a própria coluna.

O baixo impacto sobre as articulaçõ­es do corpo e dos músculos possibilit­a que os bailarinos incorporem o pilates em sua reabilitaç­ão, reeducando a postura, liberando a pressão dos músculos mais requisitad­os e despertand­o força e resistênci­a de outros grupos musculares. “A consciênci­a corporal faz parte da arte de movimentar­se harmonicam­ente. Isso é conquistad­o por meio de exercícios que trazem o conhecimen­to do próprio corpo, as necessidad­es para uma boa postura e a elegância dos movimentos associados aos princípios da concentraç­ão, respiração, alinhament­o, controle do centro (região abdominal) e fluência nos movimentos”, destaca Yara.

Conheça alguns exercícios indicados para esse tipo de público, escolhidos pela fisioterap­euta Yara

Marques Moraes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil