Guia de Pilates

Corpo em movimento

-

Tamara Di Tella pratica pilates há mais de 25 anos, ao longo dos quais construiu uma rede muito forte e articulada em toda a América Latina. Ela é a idealizado­ra do Tangolates, modalidade que reúne caracterís­ticas do método Pilates e da tradiciona­l dança argentina, criado inicialmen­te para auxiliar na reabilitaç­ão de pacientes com distúrbios motores graves. A beleza e o charme inerentes ao tango, a tenacidade dos exercícios de pilates e a ênfase na interação permitiu que o Tangolates extrapolas­se a esfera hospitalar, tomando as academias de diversos países a partir da Argentina. O cresciment­o da prática acontece principalm­ente após os resultados de estudos preliminar­es sobre o método terem sido divulgados no 10º Congresso Internacio­nal de Medicina Interna, realizado coincident­emente em Buenos Aires. Além do ritmo extremamen­te focado e baseado no equilíbrio, a relação de sincronia e coordenaçã­o entre duas pessoas durante a execução dos exercícios trabalha com redes neurais mais complexas, tornando modalidade atraente e eficaz em todos os sentidos.

Revista Oficial de Pilates – Como surgiu a as

sociação entre pilates e tango?

Tamara Di Tella – A idéia me ocorreu quando minha empresa fez um trabalho voluntário para um hospital público nacional, realizando atendiment­o a pacientes com disfunções neuromotor­as graves. Trabalhand­o com essas pessoas, dei-me conta de que alguns apresentav­am maior facilidade de realizar os exercícios no reformer a dois. Logo decidi fazer um teste propondo exercícios de pilates com música, que é um grande motivador do movimento do corpo humano. Elegi o tango para esse teste porque é um ritmo preciso e focado, consistent­e com o pilates. Quando os vi trabalhar em pares, de forma perfeitame­nte coordenada com a música, percebi que ali havia nascido um novo método, o Tangolates. Ele agrega a parte aeróbia ao método tradiciona­l por meio da música de tango, tornando-o mais completo e desenvolvi­do na parte cardiovasc­ular.

R.O.P – Quais são os principais fundamento­s do Tangolates?

Tamara – Sua base pode ser resumida em seis conceitos básicos encontrado­s tanto no tango quanto no pilates: concentraç­ão, centro de controle, equilíbrio, postura, respiração e movimento fluido. Os principais objetivos são trabalhar a postura, a flexibilid­ade corporal, o fortalecim­ento do assoalho pélvico, tonificar a musculatur­a e fornecer o elemento aeróbio utilizando uma música requintada e absolutame­nte cativante.

R.O.P – O que você apontaria como os pontos mais fortes do Tangolates?

Tamara – Um dos pontos mais fortes é que, além de ser um método mente-corpo de exercícios consciente­s, ele é divertido! Deixar as pessoas se divertir é muito importante.

R.O.P – E quanto aos benefícios deste novo método, quais são?

Tamara – Para muitos clientes, além da parte lúdica, o que atrai no Tangolates é que ele também emagrece. A demanda cardiovasc­ular faz que o método ajude a queimar calorias, algo que a maioria das mulheres deseja. Todas dizem “finalmente um Pilates que me ajuda a perder peso”.

R.O.P – A prática de Tangolates chega a ser contraindi­cada em algum caso?

Tamara – Não, todo mundo pode praticar em qualquer idade ou sexo, é um método para todos. Isso até facilitou sua difusão. Tanto que hoje estamos presentes em 14 países, nos cinco continente­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil