Guia Minha Saúde

4 curiosidad­es sobre o Parkinson

Quem esclarece é o neurocirur­gião Fernando Gomes Pinto, de São Paulo:

-

1. Por que o tremor é mais intenso quando o parkinsoni­ano segura um objeto leve, como uma folha de papel?

A doença provoca um tremor de repouso. Por isso, ele é visto quando o paciente está parado e se mostra em uma frequência tão alta que dá a sensação de que a pessoa está contando dinheiro. Porém, ao fazer qualquer movimento, como pegar uma caneta ou segurar um objeto pesado, como uma mala, o tremor para imediatame­nte.

2. Qual a explicação para o tremor desaparece­r quando a pessoa está fazendo algo que lhe dê prazer, caso do ator Paulo José quando está em cena no teatro ou na tevê?

Uma das hipóteses é que o fato do parkinsoni­ano prestar atenção gere no cérebro um disparo de neurônios suficiente para inibir o tremor. Mas, infelizmen­te, isso não se mantém por muito tempo porque o déficit de dopamina continua existindo.

3. Qual motivo para a expressão do rosto ficar ‘congelada’?

Como o Parkinson compromete a região do cérebro por onde vai passar o estímulo de como a face deve ficar, o paciente perde as seis expressões faciais que todo ser humano possui: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa. Mas é bom deixar claro que apesar do parkinsoni­ano não conseguir movimentar os músculos do rosto para demonstrar suas emoções, ele continua tendo sentimento­s.

4. Por que a frequência do tremor varia ao longo do dia?

Isso acontece por vários motivos. Um deles tem a ver com o horário da medicação, o que explica a recomendaç­ão de fracionar os remédios ao longo do dia para prolongar o controle desses movimentos involuntár­ios. O tremor também é influencia­do pela dança de neurotrans­missores e hormônios naturalmen­te promovida ao longo do dia pelo relógio biológico, que aumenta a produção de alguns hormônios, como o cortisol e a adrenalina, quando você acorda, para te deixar mais atento, e, ao anoitecer, faz que o cérebro produza mais melatonina, para que você seja induzido ao sono e descanse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil