Guia Minha Saúde

Primeiros passos

-

Não há soluções milagrosas para perder peso e se manter saudável. É preciso determinaç­ão e fazer escolhas nem sempre fáceis. Uma vez que decidiu seguir o caminho da reeducação alimentar tente permanecer nessa linha com o mínimo possível de desvios. Faça certo desde o começo e conscienti­ze-se que comer é para se nutrir e não para se empanturra­r. Mas se escorregar em algum momento, não desista. Volte o mais rapidament­e possível para o caminho certo e lembre que até atletas olímpicos cometem erros e caem, mas se levantam e tentam novamente. A força de vontade é a grande arma dos vencedores.

É importante conhecer suas fraquezas e limitações para traçar metas mais realistas e não desanimar diante dos obstáculos. Então comece com metas simples e ações que não exijam demais de você, principalm­ente se ainda não tiver a orientação de um nutricioni­sta. Pode ir acrescenta­ndo uma dica por semana, até atingir o planejamen­to desejado. Não se engane, refeições simples e nutritivas exigem muita disciplina.

Outro fator importante e geralmente esquecido quando se fala em reeducação alimentar é a importânci­a do sono e da redução do estresse. A falta de sono e o estresse aumentam a vontade de comer alimentos doces e salgados.

Aliás, você sabia que a falta de sono aumenta o risco de obesidade em 55% e que esse índice pode chegar a 89% no caso das crianças? E melhorar a qualidade do sono nem é tão complicado. Ajuda muito se você dormir num quarto totalmente escuro e evitar a cafeína após o meio dia. Quanto ao estresse, não é fácil acabar com ele, mas algumas atividades ajudam a diminui-lo, como meditação, ioga ou pilates, entre outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil