Guia Minha Saúde

Escolher bem

-

Leve para casa o melhor

Uma fruta fresca e bem conservada tem suas propriedad­es nutriciona­is preservada­s. Por isso, é tão importante saber escolher as melhores opções na banca da feira ou na prateleira do mercado.

O primeiro ponto a ser levado em consideraç­ão é a sazonalida­de. Opte por frutas da estação, que são mais saborosas e baratas.

Outra regra de ouro faz referência à quantidade. O ideal é adquirir o necessário para a semana. Selecione as espécies maduras (para os dois primeiros dias), algumas menos maduras (para os três dias seguintes) e outras mais verdes, que estarão no ponto ideal para ser ingeridas nos dois últimos dias da semana.

Como saber se a fruta está madura, verde ou já passou do ponto? Comece analisando o aspecto visual. Elas devem ser vistosas e brilhantes – as opacas e murchas dão sinal de desidrataç­ão, ou seja, de que já perderam vitaminas e minerais. O aroma deve ser agradável – quanto melhor ele for, mais saborosa a fruta é.

Não aperte a superfície com força para não estragar ou contaminar a polpa. Evite produtos com pontos pretos e rachaduras. O primeiro é sinal de deterioram­ento e o segundo pode indicar contaminaç­ão por elementos externos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil