Guia Minha Saúde

Mapa do paladar

-

Com clima e solo privilegia­dos e grande diversidad­e natural, o Brasil produz frutas tropicais, subtropica­is e temperadas. A colheita brasileira supera 40 milhões de toneladas por ano, o que coloca o País no patamar de terceiro maior produtor do mundo – atrás apenas da China e da Índia.

A produção brasileira marca presença no mercado internacio­nal com pelo menos uma dúzia de frutas. Entre elas, estão as cítricas (como a laranja), além de banana, maçã, melão, manga, mamão, abacaxi e açaí. Em maior ou menor quantidade, todas as 27 unidades federativa­s do Brasil são produtoras desse tipo de alimento.

São Paulo é o maior produtor de frutas frescas entre os estados, com mais de 40% de toda a colheita nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE). O estado é líder na produção de laranja, banana, limão, tangerina, goiaba e abacate.

A Bahia fica em segundo lugar, com o plantio de, principalm­ente, coco-da-baía, mamão, manga e maracujá. Na terceira posição vem Minas Gerais, segundo maior produtor de limão, tangerina e abacate. O Rio Grande do Sul, quarto no ranking, é líder nas colheitas de melancia, uva e pêssego.

Na sequência, os outros grandes produtores nacionais são Pará, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Espírito Santo. A Paraíba concentra a maior safra de abacaxi. Os já citados Santa Catarina e Rio Grande do Norte concentram, respectiva­mente, os maiores volumes de maçã e melão. O Ceará destaca-se na produção de caju.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil