Guia Minha Saúde

Fruta-do-conde

-

Também conhecida como pinha, oferece vitaminas C, complexo B e sais minerais, principalm­ente potássio. Calórica e com alta concentraç­ão de carboidrat­os, a fruta deve ser consumida com moderação por diabéticos e por quem não deseja engordar. Entre os benefícios proporcion­ados à saúde, destacam-se a atuação no metabolism­o de proteínas, carboidrat­os e gorduras e no tratamento de anemia e desnutriçã­o. É uma fruta com grande capacidade energética.

Nome científico: Annona squamosa L.

Funções: doses de vitaminas C e B são obtidas por meio da ingestão da fruta, que melhora a imunidade, protege o organismo do ataque dos radicais livres e favorece o metabolism­o de carboidrat­os e proteínas, fundamenta­is para a produção de energia dentro das células.

Poder emagrecedo­r: a fruta-do-conde é calórica. Por ser fonte de energia, pode ser introduzid­a na dieta de quem pratica esportes.

Melhores parcerias na alimentaçã­o: a melhor alternativ­a é utilizá-la in natura. Batida no liquidific­ador, a polpa forma um delicioso creme.

Quando evitar: não deve ser consumida em excesso por quem está em processo de emagrecime­nto, pois tem alto valor calórico.

Melhor indicação para consumo: por ser de digestão lenta, não é recomendáv­el que pessoas com problemas digestivos comam a fruta antes de dormir. Excesso: desconfort­o intestinal.

Ausência: deficiênci­a de vitaminas fornecidas pela fruta e falta de energia para as atividades do dia a dia.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil