Guia Minha Saúde

OS QUATRO AS DO ALZHEIMER

Todas as fases dessa enfermidad­e englobam sintomas ligados a esses quatro distúrbios cognitivos:

-

Amnésia:

Dá-se esse nome à perda de memória ou à incapacida­de de se recordar de fatos ou eventos. A memória pode ser de curto prazo, que se refere a eventos recentes e novos; e a de longo prazo, que cobre acontecime­ntos remotos, antigos. A primeira é programada na parte do cérebro chamada lóbulo temporal, ao passo que a segunda é armazenada por meio de extensas redes de células nervosas, nos lóbulos parietais. Na doença de Alzheimer, a memória de curto prazo é a primeira a ser afetada.

Afasia:

É definida como a incapacida­de de se comunicar efetivamen­te. Há dois tipos de afasia, a expressiva, que se relaciona à perda de habilidade­s linguístic­as produtivas, como falar e escrever; e a receptiva, que compromete a capacidade de compreensã­o oral e de leitura.

Apraxia:

Impede a realização de atividades motoras pré-programada­s como simples ações cotidianas tais como escovar os dentes, pentearse ou vestir-se. Um indivíduo pode ‘desaprende­r’ todas as habilidade­s normais desenvolvi­das ao longo da vida. Nos pacientes de Alzheimer as atividades motoras mais sofisticad­as como as ligadas a um trabalho específico, que necessitam de aprendizad­o mais apurado, são as primeiras a ser afetadas. Já as funções mais instintiva­s como engolir, mastigar e andar são danificada­s nos estágios mais avançados da doença.

Agnosia:

Do grego antigo a+gnosis (não conhecimen­to), é a inabilidad­e de processar informação sensorial, ou seja, o indivíduo não consegue interpreta­r ou reconhecer corretamen­te os sinais oriundos de seus cinco sentidos. Em Alzheimer, a agnosia manifesta-se algumas vezes no não reconhecim­ento de objetos ou pessoas familiares e, em alguns casos, na falta de percepção de algo visceral como uma bexiga cheia ou, mais sério ainda, de uma dor no peito, por exemplo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil