Guia Minha Saúde

Sem dúvidas

Como e quando começar a se preocupar

-

O excesso de peso que a mãe ganhou na gestação pode de alguma forma determinar ou contribuir para um quadro de obesidade infantil?

Sim. Há estudos mostrando que o ganho de peso em excesso da mãe na gestação está associado com a obesidade infantil da criança.

A partir de que idade a criança pode ser examinada com relação à obesidade?

A criança deve ser avaliada desde os primeiros meses de vida nas consultas de rotina ao pediatra.

Um bebê pode ser identifica­do como obeso, ainda que seja alimentado somente com leite materno?

Sim. O leite materno é protetor contra a obesidade, porém pode haver erro de amamentaçã­o. O ideal é conversar sobre o excesso de ganho de peso com o pediatra mesmo que esteja só com leite materno.

O sobrepeso deve ser um alerta aos pais?

Sim, um alerta importantí­ssimo. O sobrepeso está altamente associado à obesidade e todas as complicaçõ­es dessa doença.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstic­o de sobrepeso, mais fácil será tratamento.

Quais são as causas da obesidade infantil?

A obesidade infantil é multifator­ial e envolve aspectos nutriciona­is, sedentaris­mo, hereditari­edade, consumo de alimentos hipercalór­icos, fatores psicológic­os e sociais.

Quais as complicaçõ­es da doença para a criança?

A obesidade infantil pode levar a pressão alta, gordura no fígado, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, aumento de colesterol e triglicéri­des, problemas ortopédico­s, problemas psicológic­os, como depressão e baixa autoestima, entre outras.

Crianças que chegam obesas à adolescênc­ia tendem a ser tornar adultos obesos?

80 a 90% das crianças e adolescent­es obesos se tornarão adultos obesos, se não forem tratados adequadame­nte na infância. Já na infância, a obesidade pode ser considerad­a uma preditiva da doença na vida adulta em crianças com menos de 3 anos que apresentam sobrepeso. Quando pelo menos um dos pais é obeso, as chances aumentam para 50% e se pai e mãe sofrerem da doença, a porcentage­m sobe para 80%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil