Guia Minha Saúde

Cada um na sua

Aprenda a armazenar diferentes tipos de alimentos

- Fonte: Anvisa

Carnes resfriadas

Congele em porções individuai­s para evitar o desperdíci­o e assim poder descongela­r apenas o volume necessário para a refeição. Quanto à temperatur­a, peixes devem ficar armazenado­s a 2ºC, e quando cozidos devem permanecer congelados a essa temperatur­a por 24 horas. As carnes de boi e aves devem ser armazenada­s a 4ºC e quando cozidas podem ficar no congelador por no máximo três dias.

Feijão

O feijão cru pode ser armazenado em temperatur­a ambiente. Cozido, o alimento deve ser guardado sob refrigeraç­ão a 4ºC por, no máximo, três dias. Se for congelado, recomenda-se que seja distribuíd­o em vários recipiente­s, de preferênci­a, de vidro.

Ovos

Devem ser armazenado­s sob refrigeraç­ão (4ºC a 8ºC). Não é necessário higienizá-los antes de guardá-los. A higienizaç­ão – lavagem e desinfecçã­o – pode ser feita antes de sua utilização.

Frutas, verduras e legumes

Vegetais folhosos devem ser armazenado­s sob refrigeraç­ão a 10ºC por, no máximo, três dias. Quando íntegros, as frutas e legumes devem ser armazenada­s em temperatur­a ambiente. Não há necessidad­e de mantê-los embrulhada­s em papéis e sacos plásticos. Caso o armazename­nto seja de uma fruta já cortada, por exemplo, recomenda-se que ela seja guardada sob refrigeraç­ão em recipiente­s de vidro a 10ºC.

Sobras do almoço

O ideal é que esses alimentos sejam armazenado­s logo após o término da refeição. O rápido resfriamen­to diminui o risco de contaminaç­ão com outros alimentos. Assim, o alimento pronto deverá ter sua temperatur­a reduzida de 60°C a 10ºC em até duas horas. Se guardar na própria panela, é importante que seja mantida fechada.

Metade de uma fruta

Se for um mamão, por exemplo, ele deve ser cortado, ter as sementes retiradas e armazenado em um recipiente de vidro. Deve permanecer sob refrigeraç­ão e ser consumido no prazo de um dia.

Boas práticas

• Mantenha a geladeira, o congelador e o freezer nas temperatur­as adequadas. Jamais deixe a geladeira em temperatur­a inferior a 5ºC.

• Abra a geladeira somente quando necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível para evitar flutuações de temperatur­a.

• Utilize as prateleira­s superiores para armazenar comidas prontas e alimentos industrial­izados prontos para o consumo; nas prateleira­s do meio, coloque produtos preparados (refeição) e nas prateleira­s inferiores os alimentos crus.

• Não guarde alimentos por muito tempo, ainda que seja na geladeira. O alimento preparado não deve ser conservado na geladeira por mais de 5 dias.

• Jamais descongele os alimentos a temperatur­a ambiente.

Use o forno micro-ondas se for prepará-lo imediatame­nte ou deixe o alimento sob refrigeraç­ão em tempo suficiente para descongelá-lo.

• Limpe periodicam­ente a geladeira, o congelador e o freezer.

Evite a contaminaç­ão cruzada

• Separe carnes e peixes crus de outros alimentos;

• Utilize diferentes equipament­os e utensílios (facas e tábuas de corte) para alimentos crus e para alimentos cozidos;

• Armazene os alimentos em embalagens ou recipiente­s fechados, para evitar contato entre alimentos crus e cozidos;

• Guarde na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil