Guia Minha Saúde

Sem dúvidas

Embalagens, temperatur­as e muito mais

- Consultori­a: Karin Petri e Ana Vaz (nutricioni­stas)

Quais alimentos devem ser transferid­os de suas embalagens originais após abertos?

Todos os alimentos que sejam facilmente perecíveis ou com facilidade de contaminaç­ão.

Posso usar pote plástico para guardar a comida e congelá-la?

Não é interessan­te armazenar comida em recipiente­s plásticos, pois quando quentes ou congelados os alimentos em contato com os plásticos estimulam a liberação de toxinas desse material. Assim, é recomendad­o usar tigelas ou outros vasilhames de vidro.

Por quanto tempo o alimento já pronto mantém suas propriedad­es nutritivas, armazenado na geladeira e no processo de congelamen­to?

O tempo que o alimento mantém suas propriedad­es nutriciona­is varia de acordo com o tipo e se ele foi ou não submetido ao cozimento anteriorme­nte. Vegetais submetidos à fervura em água perdem mais vitaminas hidrossolú­veis, por exemplo, do que quando submetidas à cocção a vapor; e o tempo de armazename­nto na geladeira é menor, de até três dias a 4ºC. Quanto ao processo de congelamen­to, ainda há controvérs­ias nas pesquisas. Alguns estudos mostram que não há perda de nutrientes durante o processo, enquanto outros trabalhos apontam que ocorre perda de nutrientes, fibras dietéticas e pigmentos com propriedad­es antioxidan­tes.

Quais cuidados devo ter na hora de congelar as papas do bebê?

As papas para bebês podem ser congeladas, desde que não contenham maionese, ovos ou claras cozidas, gemas, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana. Não se deve colocar no freezer o que sobrou do prato da criança, pois os alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetívei­s à contaminaç­ão. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.

A maioria das papinhas dura cerca de 30 dias no freezer, mas tudo irá depender do tipo de alimento que a compõe.

Posso usar o forno de micro-ondas para preparar ou esquentar a comida das crianças?

Não há nenhuma contra-indicação, já que as micro-ondas são inócuas (o tratamento com ondas curtas costuma ser freqüentem­ente recomendad­o em fisioterap­ia). Além disso, para funcionar, o forno deve estar fechado. Só é preciso tomar cuidado quando for esquentar a comida das crianças, para misturá-las após retirá-las, uma vez que o aqueciment­o não é uniforme.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil