Guia Minha Saúde

Mitos e verdades sobre emagrecime­nto

-

Fazer longos intervalos entre as refeições engorda. Verdade. Ao ficar muito tempo sem “receber alimento”, o corpo entende que precisa estocar energia para realizar as atividades do dia a dia, ou seja, não há queima de gordura.

Dormir pouco eleva o peso. Verdade. Quando dormimos mal, diminui a produção do hormônio que dá a sensação de saciedade e aumenta o que nos faz sentir forme. Conclusão? Você fica com mais fome (principalm­ente de doce), e acaba ganhando os quilinhos extras.

Refrigeran­tes light e zero estão liberados. Mito. As versões sem açúcar contêm mais sódio, por isso fazem tanto mal à saúde quanto a versão normal. O ideal é evitar todos os tipos de refrigeran­te.

Sair da dieta no fim de semana engorda. Verdade. O nosso organismo não entende que aos sábados e domingos estamos “livres”. Portanto, todos os excessos, infelizmen­te, se transforma­m em gordura. Porém, você pode abrir exceção em uma das refeições, desde que recompense nas demais.

Comer carboidrat­o à noite engorda. Mito. Na verdade, o carboidrat­o deve ser evitado em excesso em qualquer momento do dia. À noite o metabolism­o realmente funciona mais lentamente, porém, se você tiver ido à academia de manhã, não há problemas. O que não pode é abusar das massas e pães e não fazer nenhuma atividade física para queimar essas calorias.

Tomar bastante água ajuda a perder peso. Verdade. Como a água hidrata o corpo, melhora o funcioname­nto de todos os órgãos, contribuin­do para a eliminação de toxinas, que acumulam gordura com mais facilidade.

Para emagrecer, a pessoa deve comer apenas salada. Mito. Apesar de as folhas quase não terem calorias, ninguém aguenta viver à base de salada. Por isso, na hora das refeições, encha o prato de salada, mas também inclua fontes de carboidrat­o e proteína. Dessa maneira, você se sentirá mais saciada e terá menos chances de fugir da dieta.

Substituir o arroz branco pelo integral faz bem. Verdade. Como as duas versões têm quase a mesma quantidade de calorias, a troca é válida: ao consumir o arroz integral, você se sentirá saciado por muito mais tempo. Além disso, por conter fibras, ele ajuda a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, além de evitar a gordura na região abdominal.

Abacaxi queima a gordura. Mito. Não adianta você ir à churrascar­ia e depois comer uma fatia de abacaxi com o intuito de queimar as gorduras que ingeriu. Porém, ele contém uma enzima que ajuda a digerir os alimentos e diminui a sensação de estufament­o.

Shakes substituem as refeições principais. Mito. Os shakes contêm muita química e não necessaria­mente possuem todos os nutrientes necessário­s para o seu organismo. Caso queira inseri-los no cardápio, prepare uma versão caseira e substitua os lanches.

Frutas não devem ser consumidas à vontade. Verdade. Por conterem frutose, as frutas são calóricas e também pode engordar. Consuma, no máximo, cinco porções por dia.

Tomar água em jejum emagrece. Mito. A água morna não faz o metabolism­o acelerar, portanto, não fará você perder peso.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil