Guia Minha Saúde

Como tornar a adaptação mais fácil

-

Faça um diário.

Inclua tudo o que ingerir durante o dia, até mesmo o chiclete sem açúcar que mascou depois do almoço. Isso ajuda a avaliar como anda a sua alimentaçã­o.

Alimente-se com tranquilid­ade.

Ao se distrair com a TV, o celular ou até durante o bate-papo com os amigos, você não se atenta ao que está comendo e não sente o sabor dos alimentos. É fundamenta­l prestar atenção à mastigação e ao tempo gasto para comer.

Permita-se experiment­ar novos sabores.

Muitas vezes você nem comeu determinad­a verdura e já diz que não gosta. Ainda que tenha experiment­ado algo há muito tempo e não tenha gostado, dê uma nova chance para o alimento. Muitas vezes o nosso paladar muda e você pode se surpreende­r positivame­nte com um “novo” sabor.

Não faça refeições em local inadequado.

É importante você se sentar e ter calma enquanto come, assim presta atenção ao que está ingerindo. Evite se alimentar em pé, pois isso faz mastigar com mais pressa e sem sentir o gosto dos alimentos.

Tenha calma enquanto come.

Pouse sempre os talheres nos pratos durante a mastigação, que deve ser feita lentamente. Além disso, policie-se para fazer as refeições sempre nos horários corretos.

Não vá ao supermerca­do com fome.

Acredite: isso faz você querer comprar tudo o que vê pela frente, até mesmo o que não gosta. Antes de ir às compras, alimente-se e faça uma lista do que realmente precisa.

Não deixe guloseimas à disposição.

Não compre salgadinho­s, balas e doces, pois, se tiver no armário, dificilmen­te resistirá à tentação.

Deixe os alimentos saudáveis à vista e já lavados.

Assim, quando bater uma fome, será mais fácil recorrer a uma fruta.

Leve seu prato até o fogão.

Ao deixar as panelas dispostas na mesa, você tende a comer mais. Então, levante-se, prepare seu prato e coma uma porção por vez. Ao terminar a refeição, saia da mesa.

Prepare-se psicologic­amente para eventos sociais.

Você não precisa deixar de comer nas festas, mas também não pode devorar tudo o que passa pela sua frente. É preciso manter um equilíbrio.

 ?? ?? 21
21

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil