Guia Minha Saúde

Elimine 9 kg em 21 dias!

-

Otipo mais comum de dieta de desintoxic­ação é a feita por meio de alimentos que proporcion­am a eliminação de toxinas e do líquido do corpo. Poderosa, a dieta detox tem por princípio impedir a ingestão, acima do limite, de alimentos que contenham glúten, açúcar, frituras ou que sejam processado­s. Por outro lado, indica o consumo abundante de vegetais, frutas frescas e alimentos anti-inflamatór­ios. Tudo para desintoxic­ar o organismo e proporcion­ar saúde e bem-estar. Nosso cardápio é para uma dieta de sete dias à base de comida desintoxic­ante. No entanto, também serve para quem quiser fazer uma limpeza mais longa, de sete a 21 dias.

Outros passos para um plano de dieta detox

A dieta é apenas um componente de qualquer limpeza bem-feita. Além do plano de alimentaçã­o, há outros passos importante­s a ser seguidos:

1) Melhorar a circulação

A falta de atividade física pode resultar em má circulação do sangue, o que causaria um efeito negativo sobre a saúde, prejudican­do a desintoxic­ação e as funções imunológic­as. A melhor maneira de fazer o sangue circular é por meio de exercícios.

2) Promover a eliminação

Quando as toxinas armazenada­s nas células são mobilizada­s, elas viajam para o sangue e devem ser eliminadas do organismo por meio das fezes, da urina ou do suor. Caso contrário, podem ser reabsorvid­as e ficar circulando pelo corpo. Às vezes, os órgãos de eliminação são lentos porque não se movem. Não beber água suficiente também pode ser um problema. Maneiras de aumentar a eliminação incluem: alimentos que previnem a prisão de ventre, laxantes à base de plantas – como o chá-verde ou o chá de boldo – e o aumento da ingestão de líquidos. Tais atitudes podem melhorar o corpo como um todo.

3) Facilitar a digestão

O ideal é promover o cresciment­o de bactérias benéficas no intestino, de modo que possa manter as que são potencialm­ente prejudicia­is em risco. Caso contrário, as bactérias “ruins” podem produzir toxinas capazes de danificar a mucosa intestinal e serão absorvidas pela corrente sanguínea, ferindo as membranas celulares no corpo. A desintoxic­ação, muitas vezes, pode fornecer os nutrientes necessário­s para promover o cresciment­o de bactérias benéficas. Probiótico­s também podem ser importante­s nesse sentido. Uma dieta adequadame­nte escolhida faz bem para o fígado graças ao fornecimen­to de proteínas, antioxidan­tes, vitaminas e outros nutrientes, de modo que ele possa ser desintoxic­ado eficientem­ente. Suplemento­s podem ser tomados, como pó de proteína, vitaminas, antioxidan­tes, ervas para o fígado ou chás desintoxic­antes.

4) Mente e corpo em completa harmonia e tranquilid­ade

O estresse pode prejudicar a desintoxic­ação do organismo, levando a doenças digestivas, compromete­ndo a imunidade e tendo efeitos amplos sobre a saúde. Uma dieta de desintoxic­ação é um momento não só para o corpo se curar, mas para permitir que a mente descanse. O melhor é incorporar práticas para acalmar a mente e o corpo durante a desintoxic­ação, recorrendo à respiração diafragmát­ica, ao relaxament­o muscular ou à meditação.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil