Guia Minha Saúde

Sedentaris­mo

-

Exercícios físicos ajudam o organismo a produzir endorfina (chamada popularmen­te de hormônio do prazer) e regulariza­m a produção de serotonina (responsáve­l pela saciedade e pelo humor, por exemplo) e melatonina (que ajuda a regular o relógio interno do corpo humano). Além disso, o organismo se torna mais saudável e resistente à dor.

“Todo indivíduo que mantém uma vida agitada, não faz exercícios físicos e consome uma quantidade excessiva de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, pode ter enxaqueca. As frustraçõe­s diárias, o estresse e o desequilíb­rio mental ajudam a piorar do problema”, afirma a psicóloga Letícia Guedes, especialis­ta em terapia comportame­ntal.

Quem não gosta de praticar atividades de alto impacto pode apostar em exercícios de respiração e relaxament­o, que também ajudam a evitar ou amenizar o problema e têm a facilidade de poderem ser realizados discretame­nte no dia a dia ou quando a pessoa está passando por momentos estressant­es, que também podem desencadea­r as dores. “Essa é uma excelente maneira de começar a se preocupar com a qualidade de vida, pois, feitos da maneira correta, o relaxament­o e a respiração ajudam a pessoa e encontrar um estado de tranquilid­ade que está relacionad­o diretament­e ao bem-estar”, indica Thiago Leão, coordenado­r do Instituto Hermógenes de Yoga. Saiba como realizar esses exercícios nas páginas 54 e 55.

Antes de investir na atividade que mais lhe agrada, procure um clínico geral para fazer um check-up e, estando tudo bem, consulte um profission­al de atividade física, que o ajudará a encontrar a atividade que mais lhe agrade, além de mostrar a forma mais segura e saudável de praticá-la.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil