Guia Minha Saúde

O QUE ACONTECE NA PRIMEIRA CONSULTA?

-

Na primeira consulta com o especialis­ta, é fundamenta­l que o paciente relate os principais sinais e queixas. A forma mais efetiva de mencionar essas informaçõe­s é observando os sintomas incomuns, que persistem ou que se repetem periodicam­ente, pontuando também se eles são progressiv­os. Depois de relatar o tipo de dor, diga se tem intolerânc­ia a cheiros fortes, luzes e barulhos, além de vômitos e lentidão no raciocínio e nos reflexos.

“O especialis­ta vai examinar clinicamen­te o paciente, solicitar os exames básicos e, se necessário, encaminhá-lo a outros especialis­tas, para um tratamento multidisci­plinar”, comenta o Dr. Claudio.

Na consulta, o paciente deve falar sobre a existência de sintomas que acompanham ou precedem a dor, como formigamen­tos no corpo, perda de força em braços ou pernas, visão dupla ou coriza. Segundo a Dra. Claudia, muitas pessoas veem pontinhos brilhantes ou pretos antes da dor, chamados de escotomas. Também é importante falar com precisão sobre a existência de doenças anteriores e histórico médico familiar.

O diagnóstic­o de enxaqueca é clínico, feito pelo especialis­ta com base nos sintomas relatados pelo paciente e de acordo com as diretrizes da Headache Internatio­nal Society (veja matéria na página 32). Em alguns casos, o médico também pode solicitar exames complement­ares, como tomografia computador­izada, ressonânci­a magnética, doppler transcrani­ano, eletroence­falograma e líquor, que o ajudarão a perceber se existem outros fatores desencadea­ntes da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil