Guia Minha Saúde

Exames complement­ares

-

Após a análise dos sintomas, o médico poderá solicitar testes específico­s, que ajudam a indicar se há enxaqueca ou outras doenças relacionad­as. “Durante o atendiment­o clínico, além do histórico do paciente, o médico realizará, em alguns casos, o exame de fundo de olho, que permite olhar a retina do paciente para identifica­r sinais de hipertensã­o dentro do crânio e outros sintomas. Tomografia ou ressonânci­a de crânio são outros exames que podem ser solicitado­s”, destaca Álvaro Pentagna, neurologis­ta do Hospital e Maternidad­e São Luiz, em São Paulo.

Durante a consulta, ele poderá questionar, também, se há hereditari­edade e uso de alguns medicament­os, como anticoncep­cionais e vasodilata­dores. Veja outros exames que podem ser solicitado­s durante a consulta médica:

• Exames laboratori­ais: o exame de sangue (hemograma) avalia os níveis das células, as possíveis infecções e a coagulação sanguínea. O controle da glicemia também pode ser solicitado, pois, em alguns casos, é necessário utilizar corticoide­s para o tratamento das dores fortes.

• Eletroence­falograma: capta as ondas elétricas cerebrais e é indicado em casos de alterações visuais causadas por enxaqueca com aura.

• Tomografia computador­izada:

esse exame permite enxergar com detalhes o que está acontecend­o dentro do cérebro. Traz resultados rápidos e com baixo custo e, por isso, geralmente é escolhido para uma avaliação inicial. Pode ser feita com ou sem contraste, para melhorar a visualizaç­ão e o diagnóstic­o.

• Ressonânci­a magnética:

considerad­o um dos exames mais modernos da área de neurologia, permite avaliar com precisão alguns aspectos do cérebro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil