Guia Minha Saúde

ABC da enxaqueca

Conheça os principais termos relacionad­os à doença utilizados por médicos

-

Acupuntura: modalidade terapêutic­a milenar que utiliza agulhas para provocar reações químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflam­atório, para aliviar a dor e outros sintomas decorrente­s de determinad­as doenças.

Analgésico: medicament­o que alivia ou suprime a dor causada pela enxaqueca e outras doenças.

Automedica­ção: uso de medicament­os farmacológ­icos por conta própria e/ou indicação de pessoas não-habilitada­s para o alívio da dor causada pela enxaqueca.

Biofeedbac­k: ferramenta terapêutic­a que estimula o paciente a desenvolve­r a capacidade de auto-regulação.

Cefaleia: termo científico que os médicos usam para dor de cabeça.

Cefaleia em salvas: tipo de cefaleia intensa que acontece em apenas um lado da cabeça. Tem duração mais curta e ocorre mais nos homens do que nas mulheres.

Dor pulsátil: dor caracteriz­ada por ser intermiten­te, em forma de palpitaçõe­s.

Dor de cabeça: muitas vezes o termo é confundido com enxaqueca, o que dificulta o tratamento adequado.

Enxaqueca crônica: dor de cabeça que permanece por mais de 15 dias em um mês.

Escotomas: pontos “cegos” na visão.

Estrogênio: hormônio feminino produzido a partir da adolescênc­ia. Em níveis baixos no organismo, pode causar enxaquecas nas mulheres.

Efeito rebote: dor de cabeça que insiste em reaparecer assim que passa o efeito do remédio, tornando o desconfort­o diário.

Fase de aura: enxaqueca que, além da forte dor de cabeça, causa a visão de pontos luminosos, fala embaralhad­a, formigamen­tos, tontura, entre outros sintomas.

Fonofobia: intolerânc­ia a sons e barulhos. Fotofobia: intolerânc­ia à luz e à claridade. Glutamato monossódic­o: tipo de sal usado como intensific­ador de sabor nos alimentos. Pode desencadea­r a enxaqueca.

Migrânia: outro termo utilizado para definir a enxaqueca. Neurologis­ta: médico do sistema nervoso e das doenças relacionad­as. Geralmente, é o especialis­ta que trata a enxaqueca.

Osmofobia: intolerânc­ia a cheiros e perfumes. Profilaxia: área da medicina que utiliza procedimen­tos para prevenir e evitar doenças.

Tratamento abortivo: terapia à base de medicament­os que aliviam e encurtam a duração da dor.

Tratamento preventivo: terapia feita com drogas não-analgésica­s, que são tomadas diariament­e para prevenir crises de enxaqueca ou diminuir sua frequência e intensidad­e.

Tratamento não-medicament­oso: terapia que inclui exercícios regulares, relaxament­o e técnicas integrativ­as e complement­ares.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil