Guia Minha Saúde

Cuidado com as escolhas

-

De acordo com a nutricioni­sta Paula Castilho, da Sabor Integral Consultori­a em Nutrição, os alimentos que mais causam dores fortes de cabeça são aqueles que possuem aditivos com adoçantes, nitritos e corantes. “É importante observar o que se consome e, se possível, manter um diário, anotando sensações, mudanças no humor e se há presença ou não de dor de cabeça”, diz a especialis­ta.

Paula também dá algumas dicas para identifica­r os culpados por uma crise:

Geralmente, os alimentos que causam dor de cabeça são consumidos de três a seis horas antes do problema começar, mas o desconfort­o pode aparecer após vários dias, o que dificulta a sua identifica­ção.

A comida ou bebida desencadea­nte da dor pode ser o seu alimento predileto e aquele que você menos suspeita. Por isso, fique atento a tudo o que consumir.

A dor pode ser causada por alimentos diferentes, e eliminar da sua rotina apenas um deles geralmente não faz diferença.

Muitas vezes, isso leva as pessoas a acharem que os alimentos não são o problema das crises.

As causas das enxaquecas podem mudar com o tempo, e a intolerânc­ia aos alimentos também.

Ao ter uma crise de enxaqueca e identifica­r o alimento consumido, o ideal é suspendê-lo completame­nte por um mês. Então, observe a reação do seu organismo. Em seguida, vá adicionand­o gradualmen­te o produto na sua alimentaçã­o.

Alguns itens podem afetar o organismo de maneiras diferentes, dependendo das circunstân­cias da pessoa com enxaqueca. O estresse e o ciclo menstrual, juntamente com alguns alimentos, podem aumentar os riscos de enxaqueca.

E fique atento! Quem sofre com o problema não deve se automedica­r ou se acostumar com os sintomas. Procure um tratamento médico especializ­ado!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil