Guia Minha Saúde

Refeições nutritivas

Conheça os alimentos e as bebidas que devem ser consumidos com frequência, pois ajudam a controlar a enxaqueca

-

Água: a desidrataç­ão é uma das causas mais comuns da doença.

Tente ingerir cerca de dois litros todos os dias.

Arroz, carnes magras, frutas, iogurte, leite desnatado, noz, pães integrais e verduras: proporcion­am bem-estar, pois são fontes de carboidrat­os e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina.

Aveia, batata, ervilha, tomate e sementes: ricos em magnésio, substância que costuma faltar no organismo de quem tem enxaqueca.

Azeite: rico em antioxidan­tes e vitamina E, melhora a circulação, reduz a inflamação e equilibra os níveis hormonais. Outras boas fontes são castanhas, manteiga de amendoim, óleo de canola e sementes.

Castanha-do-pará e amêndoa: ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidad­e das crises.

Cenoura, gengibre, maçã e kiwi: alimentos antioxidan­tes que ajudam no bloqueio de substância­s responsáve­is pelos processos inflamatór­ios.

Gengibre: ajuda nas náuseas e na cefaleia por conter propriedad­es antiinflam­atórias e anti-histamínic­as. Pode ser consumido em forma de chá.

Grãos integrais: fontes de fibra, os cereais integrais contêm magnésio, um mineral que pode combater as dores de cabeça causadas durante o período menstrual. Adicione-os em todas as refeições. Outras fontes de magnésio são castanhas, sementes, abacate, feijão e frutos do mar.

Ovo, espinafre, escarola, agrião e couve: repletos em vitaminas do complexo B, que são antioxidan­tes e favorecem as funções cerebrais.

Salmão: assim como o atum, é rico em ômega-3 e tem propriedad­es que inibem a inflamação cerebral. Inclua na salada do almoço ou do jantar para combater o problema. Linhaça também é rica na substância.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil