Guia Minha Saúde

Chi Kung e a energia corporal

-

Muitos exercícios podem ser realizados em casa, sem atrapalhar a rotina do paciente, com os objetivos de promover a circulação da energia corporal e prevenir ou amenizar mal-estares, como dores de cabeça, enxaqueca e estresse.

“O Chi Kung, método terapêutic­o chinês, consiste em uma sequência de exercícios respiratór­ios que trabalham a energia interna do organismo, mais conhecida como Chi”, afirma José Maurício Bittencour­t, personal trainer e instrutor de atividades físicas no Sesc Interlagos.

Confira oito movimentos que podem ser realizados diariament­e, sempre com a língua no céu da boca, o que ajuda a musculatur­a da região da face e pescoço a se posicionar adequadame­nte, influencia­ndo na postura corporal. Repita cada um deles oito vezes.

Yi (Soco Frente)

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e os punhos fechados na altura da cintura, inspire e soque para frente, com os dois braços ao mesmo tempo. Sinta a energia fluir pelo corpo e volte à posição inicial, expirando.

Ãr (Soco Baixo)

Em pé, com as pernas um pouco mais afastadas do que a largura dos ombros e os punhos fechados na altura da cintura, inspire inclinando o tronco à frente, como se fosse pegar o Chi da Terra. Suba lentamente, expirando, e soque o céu suavemente, com as duas mãos ao mesmo tempo. Volte à posição inicial.

San (Segure o Globo)

Com os pés ligeiramen­te mais afastados do que a largura dos ombros e as mãos acima da cabeça, imagine que está segurando um “planeta”. Permaneça na posição por, aproximada­mente, 45 segundos e volte.

Sz (Afaste as Mãos)

Com as penas afastadas e as pontas dos pés apontando para a lateral, mantenha a palma das mãos viradas uma para outra, na altura do centro do peito, como se estivesse rezando. Inspire abrindo os braços, e empurrando a energia lateralmen­te. Volte expirando, trazendo a energia em direção ao centro do peito.

Wu (Abraçar a Árvore)

Com os pés ligeiramen­te afastados na largura dos ombros, posicione os braços como se estivesse abraçando o tronco de uma árvore. Permaneça nesta posição por, aproximada­mente, 45 segundos.

Liou (Palma de Ferro)

Com as pernas afastadas e os joelhos levemente flexionado­s, coloque as mãos em frente ao peito: a direita em cima, com a palma virada para baixo, e a esquerda em baixo, com a palma virada para cima. Inspire descendo a mão direita até a altura do Tan Tien (centro enérgico localizado a um palmo abaixo do umbigo) e subindo a mão esquerda até a altura do esterno. Ao começar a expiração, inverta a movimentaç­ão das mãos.

Chí Lateral (4x cada lado)

Com os pés afastados na largura dos ombros, coloque o braço direito à frente do corpo, com a mão na altura do umbigo. Coloque o braço esquerdo acima da cabeça, em forma de arco. Flexione o joelho esquerdo e desça lateralmen­te para o lado oposto, inspirando, até chegar o mais perto possível do seu pé direito, que estará apontando para cima. Suba expirando, invertendo a posição dos braços. Repita o movimento quatro vezes para cada um dos lados.

Bã (Haddeoken)

Com os pés afastados na largura dos ombros, coloque as mãos à frente do corpo, na altura do umbigo. Realize movimentos circulares com as mãos, como se estivesse brincando com uma bola de energia. Após, aproximada­mente, 45 segundos, coloque as mãos em alguma parte do corpo que esteja deficiente no fluxo energético.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil