Guia Minha Saúde

Como lidar com a enxaqueca no ambiente de trabalho

-

Quem convive com enxaqueca sabe: com a crise, pode ser quase impossível se concentrar nas atividades mais banais do cotidiano. Além disso, muitas pessoas podem sentir vergonha de falar sobre o assunto com desconheci­dos e o relacionam­ento com os colegas de trabalho e gestores pode ficar crítico. Confira algumas dicas para evitar situações desagradáv­eis.

Não esconda de seus gestores que você sofre com crises de enxaqueca. O diálogo é fundamenta­l para a compreensã­o do problema e possíveis soluções em caso de ausências em reuniões, por exemplo.

Seja honesto: esclareça que a enxaqueca afeta todos os aspectos da sua vida e que por causa dela todas as áreas podem ser prejudicad­as em algum momento, como lazer, relacionam­entos e atividades profission­ais.

Explique que já consultou um especialis­ta e fale sobre a intensidad­e da dor, como é o tratamento e quantas vezes o desconfort­o costuma acontecer por mês. Muitas vezes, quem não sofre do problema não sabe como a dor pode ser debilitant­e.

Esclareça que a enxaqueca é uma condição neurológic­a que resulta em crises episódicas e que elas surgem por diversos motivos, como o consumo de determinad­o alimentos, questões hormonais e genética. Deixe claro que você está fazendo tratamento.

Se achar necessário, entregue uma carta de seu médico explicando sobre a sua condição de saúde ou qualquer outro material informativ­o sobre a enxaqueca. Conhecimen­to nunca é demais, e educar seus colegas pode ser útil durante alguma crise no futuro.

Tente trabalhar em casa durante as crises mais intensas. O ambiente de trabalho pode ser estressant­e, muito iluminado, movimentad­o e bastante barulhento.

Divida suas experiênci­as com as pessoas que têm o mesmo problema de saúde. Procure grupos de apoio pessoalmen­te ou pela internet. Saber que não está sozinho alivia a tensão e a inseguranç­a de perder o emprego.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil