Guia Minha Saúde

O poder do pensamento positivo

-

A forma de encarar a doença faz diferença e torna o processo de cura e tratamento mais suave e menos sofrido, já que o bom astral e a felicidade ajudam, até mesmo, a melhorar as defesas do organismo.

Outra questão importante é cultivar a espiritual­idade. A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) a reconhece como um fator que gera equilíbrio e, quando bem empregada, tem um reflexo positivo na saúde, proporcion­ando o bem-estar das pessoas com dores crônicas.

Uma pesquisa realizada pela Universida­de de Toronto (Canadá) constatou que a fé pode diminuir a ansiedade, o estresse e a depressão. Os participan­tes realizaram testes cerebrais que comprovara­m que acreditar na cura pode ter um efeito calmante, além de diminuir o medo de enfrentar o desconheci­do. “Ter pensamento positivo é um processo individual e cada um precisa descobrir como cultivar esse sentimento a favor da saúde. A fé é importante, independen­temente da religião. É preciso confiar e acreditar que tudo dará certo”, afirma Ricardo Monezzi, pesquisado­r da Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp).

Além disso, o pensamento positivo pode aumentar a expectativ­a de vida. Mas, se você não é otimista por natureza, não desanime. Confira algumas dicas para fortalecer, ampliar o otimismo e diminuir a ansiedade.

Converse com pessoas otimistas, espiritual­izadas e peça conselhos. Reserve alguns minutos para a meditação. A atividade é um exercício cerebral que foca o pensamento, traz conforto e tranquilid­ade.

Pratique técnicas de respiração e relaxament­o, para manter o foco e a concentraç­ão.

Concentre-se no dia hoje. Pensar no futuro pode aumentar a inseguranç­a e a ansiedade.

Se sentir dificuldad­e, procure um terapeuta ou terapia em grupo para dividir seus medos e inseguranç­as.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil