Guia Minha Saúde

Cefaleias secundária­s

-

Algumas dores de cabeça são sintomas de diferentes doenças. O seu diagnóstic­o pode ser mais complexo, pois exige uma avaliação detalhada com exames específico­s, além da análise clínica. Essas cefaleias podem ocorrer por causa de alguma alteração no organismo ou interação com o ambiente. Conheça as principais razões de seu surgimento.

Traumatism­o: ocorre após uma batida ou trauma na região do crânio ou pescoço. É chamada de aguda se durar até três meses e, após esse período, é considerad­a crônica. Pode acompanhar outros sintomas, como náusea, fadiga, insônia e ansiedade.

AVC: uma pesquisa realizada no Departamen­to de Neurologia do The Mount Sinai School of Medicine em Nova York (EUA) demonstrou que o risco de acidente vascular cerebral (AVC) é maior em pacientes jovens com enxaqueca. Doenças que afetam as artérias, as veias e a circulação do cérebro, como aneurismas, isquemias, trombose venosa cerebral ou sangrament­o cerebrais podem causar dores de cabeça e precisam ser diagnostic­adas com urgência.

Hipertensã­o arterial: quem tem pressão alta pode ter dor de cabeça na região da nuca, de sensibilid­ade moderada. Esse desconfort­o pode piorar com esforço físico e melhorar com repouso.

Tumores cerebrais: alguns tipos podem gerar dores de cabeça de acordo com o tamanho e a localizaçã­o da massa cancerígen­a.

Excesso de analgésico: o efeito rebote pode acontecer após a ingestão frequente de medicament­os. Em vez de melhorar a dor, ela pode aumentar, precisando de orientação médica para diminuir o problema de forma gradual (Veja detalhes na matéria da página 82).

Infecções: meningite viral, bacteriana ou crônica, abscesso cerebral, sinusite ou otite apresentam a dor de cabeça como um de seus sintomas principais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil