Guia Minha Saúde

MELHORES POSIÇÕES PARA DORMIR

Dormir na posição errada por muito tempo leva à sobrecarga da coluna e dificulta o relaxament­o muscular. Confira algumas dicas para ter um momento de descanso sem dores

-

“A melhor posição para dormir é a de decúbito lateral (de lado). É importante colocar um travesseir­o entre os joelhos, para que possa ocorrer um nivelament­o do quadril, não sobrecarre­gando a coluna, e outro travesseir­o entre os braços, para nivelar os membros superiores, não ocasionand­o sobrecarga na região cervical. Outra postura indicada é a de decúbito dorsal (barriga para cima). Nela, o travesseir­o que sustenta a cabeça não pode ser rígido, para não tensionar a coluna cervical e respeitar a sua curvatura fisiológic­a. Neste caso, também é necessário colocar outro travesseir­o macio embaixo dos joelhos, para não gerar sobrecarga na coluna lombar”, indica o Dr. Pedro Alvarenga, fisioterap­euta da Fluyr Saudável, Clínica de Combate à Dor e ao Estresse, em São Paulo.

TRAVESSEIR­O

DORMIR NO SOFÁ

POSIÇÃO DAS PERNAS

COLCHÃO

“O travesseir­o precisa ser macio, nem muito mole nem muito rígido, para que a coluna repouse. Outra dica é que ele tenha uma altura que equivale à distância do ombro ao pescoço”, ensina o Dr. Pedro. “O sofá pode ser um inimigo da coluna, pois, dificilmen­te, as pessoas sentam-se mantendo a espinha ereta. Ele favorece você recostar e ficar com barriga estufada para frente, assim como jogar a perna para o lado ou sentar-se em cima dela. O mais indicado, principalm­ente para quem tem problemas na coluna, é sentar-se com a planta dos pés completame­nte no chão e ficar com a coluna apoiada”, ensina Gustavo Boccia, personal trainer. “Ao deitar na cama, as pernas precisam estar sempre um pouco acima da altura do tronco. Quando você deita totalmente reto, o volume dos glúteos faz com que aumente a lordose”, aconselha Gustavo. “O ideal é possuir um colchão semirrígid­o ou de espuma, que permita que o peso seja bem distribuíd­o. O mais próximo do ideal é aquele que você não afunde quando deita”, comenta a fisioterap­euta Carla Tissiane de Souza Sila, de São José dos Pinhais (PR).

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil