Guia Minha Saúde

1ª a 4ª semana

-

Nesta fase, as células estarão em constante multiplica­ção: de uma única célula, o ovo se transforma em duas, depois em quatro e assim por diante. No final da terceira semana, o feto é apenas uma bolinha, cheia de células, sem a presença de nenhum membro. No entanto, as caracterís­ticas genéticas e o sexo já foram definidos.

Uma bola oca, chamada de blastocist­o, vai se transforma­ndo e, dentro dessa minúscula circunferê­ncia, começam a surgir os grupos de células. No começo, as células eram uma coisa só, todas iguais. Agora, cada uma começa a adquirir uma certa ordem para dar origem às diferentes estruturas do corpo humano.

Por volta da quarta semana de gestação, inicia-se um processo conhecido como “organogêne­se”, que nada mais é do que a formação dos órgãos internos. Esse processo se dá quando aparece o primeiro órgão do embrião (que mede cerca de 3 mm): o sistema nervoso central e o tubo neural. Depois, uma parte das células do ovo começa a dar origem à placenta, ao saco gestaciona­l, à vesícula vitelínica, ao cordão umbilical e aos vasos sangüíneos, enquanto a outra parte forma o embrião propriamen­te dito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil