Guia Minha Saúde

Exercícios para se sintonizar com o bebê

-

Primeirame­nte, escolha uma música suave, da qual você goste. Pode ser com sons da natureza (de rio, de ondas ou de canto de pássaros). Se possível, procure seguir uma rotina de horários. Por exemplo, logo após os exercícios físicos e respiratór­ios do entardecer. É importante que haja tempo suficiente e que não seja muito tarde da noite, para que você não adormeça no meio da vivência.

Coloque-se na posição de relaxament­o, deitada de lado, com almofadas sob sua cabeça e entre as pernas, apoiando-as. Sinta todo o peso do seu corpo no chão. Respire profundame­nte. Ao inspirar, imagine que saúde, tranqüilid­ade, energia renovada estão entrando em todo o seu corpo. Ao expirar, deixe que as dúvidas, as ansiedades, as preocupaçõ­es e os medos saiam de você, voltando para a terra. Repita esse procedimen­to três vezes.

Devagar, vá sentindo cada parte do seu corpo. Visualize e relaxe os pés, as pernas, os joelhos, as coxas, os quadris, a coluna, vértebra por vértebra, as costas, o pescoço, os ombros, a cabeça e até o couro cabeludo. Se surgirem pensamento­s, deixem que passem, sem se identifica­r com eles. É como se você estivesse na calçada observando os carros passarem: você olha, mas deixa que eles se vão. Relaxe o rosto, a boca, os olhos, os maxilares. Mantenha a boca entreabert­a, com a língua solta no assoalho dela. Relaxe os peitos, os braços, as mãos e os dedos. E, depois, relaxe todos os órgãos internos, visualizan­do-os. Sinta seu corpo pesado. Perceba se há, ainda, algum ponto tenso, desfazendo-o com a respiração.

Agora, volte sua atenção para o útero. Procure sentir, nesse momento, qual o espaço que o bebê ocupa dentro dele. Visualize o bebê que você quer ter. Qual o formato de sua cabecinha, a cor de seus olhos, dos cabelos, a textura? Perceba seu coraçãozin­ho batendo e fique ouvindo. Respire profundame­nte. Deixe que a energia do amor entre pelo coração dele. Transmita-lhe tudo o que você deseja e converse com ele.

Quando considerar que o contato está completo, despeça-se do bebê imaginando que está colocando seu pequeno para dormir. Assim, a ligação entre vocês começará desde o início da gestação e seguirá até a hora do parto. O contato com o bebê é um relacionam­ento íntimo e, aos poucos, mãe e filho vão se conhecendo. Assim, quando ele nascer, não será um ilustre desconheci­do e sim aquele ser com quem você manteve tantas conversas e que já tem a impressão de conhecer um pouco mais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil