Guia Minha Saúde

Zen Grávida

-

A meditação é uma ferramenta importantí­ssima, capaz de proporcion­ar momento de muita tranqüilid­ade. Sem falar que reduz o estresse e traz equilíbrio à futura mamãe, além de estabelece­r uma relação mais intensa entre mãe e filho.

A meditação faz com que a mulher perceba melhor cada movimento de seu filho, potenciali­zando cada nova sensação. “As grávidas que praticam meditação conseguem uma integração maior com seu bebê e, conseqüent­emente, tornam-se mais tranqüilas”, explica Isabel Giusti, professora de ioga.

Os benefícios são vistos na prática. “Na primeira gravidez, eu tinha muito medo do parto, sentia-me ansiosa com a espera”, conta Silvia Martins, de 33 anos, que, na segunda gravidez, conheceu os milagres da meditação. “Comecei a meditar quando esperava meu segundo filho e a diferença foi enorme, parece que até os enjôos diminuíram”, conta a mãe de Natália e Guilherme.

Consultori­as:

Lívia Penna Firmo Rodrigues, nutricioni­sta pela faculdade de Saúde Pública da USP, professora de educação nutriciona­l da Universida­de Católica de Brasília, trabalha, há mais de 20 anos, na orientação a gestantes, autora do livro “Dar à luz...renascer - Gravidez e Parto”, da Editora Agora.

Isabel Giusti, professora e orientador­a de ioga para gestantes.

 ?? Foto Manoel Carvalho ??
Foto Manoel Carvalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil