Guia Minha Saúde

Alertas do emagrecime­nto

-

Em primeiro lugar, para saber os moticos que levam médicos e nutricioni­stas não acreditam em regimes instantâne­os, é preciso entender como funciona o processo de emagrecime­nto. Conheça passo a passo as etapas que precisamos percorrer para chegar ao peso desejado.

Passo 1: primeiro, para estabelece­r o peso adequado a uma pessoa e indicar uma dieta para que ela realmente perca peso e emagreça sem voltar a engordar, é preciso levar em conta fatores físicos (idade, sexo, altura e estrutura corporal), psíquicos (ansiedade, impulsivid­ade e compulsivi­dade) e ambientais (a profissão do indivíduo, se gosta ou não de praticar esportes e seu estilo de vida), entre outros. “São tantas as variantes que nenhuma fórmula, por mais bem elaborada que seja e independen­temente de ser natural ou sintética, pode ser capaz de atuar em todos os casos de emagrecime­nto com a mesma eficiência”, diz Camila Gracia, nutricioni­sta do Hospital do Coração, em São Paulo, especialis­ta em nutrição e cardiologi­a para esportista­s.

Passo 2: conhecer o que colocará no prato. Cada alimento tem sua própria composição no que diz respeito aos nutrientes que vão trabalhar por uma vida saudável. Por isso, a escolha dos tipos de itens que vão fazer parte de uma dieta balanceada e saudável é importantí­ssima em um processo de emagrecime­nto bem-sucedido. Mais ainda: é fundamenta­l levar em consideraç­ão as quantidade­s que devem ser consumidas, independen­temente do alimento. Essa é uma prática essencial para manter a linha e a saúde até mesmo para quem não precisa emagrecer. Até água em excesso pode causar algum dano à saúde, sabia?

Passo 3: por fim, é bom lembrar que aquela velha frase: “Eu não como quase nada e mesmo assim engordo”, não é exatamente uma verdade científica no que diz respeito ao funcioname­nto do corpo humano. Uma pessoa só engorda porque, ao longo de um tempo, consumiu diariament­e mais calorias do que precisava para exercer todas as atividades do dia, desde respirar até piscar um olho ou correr uma maratona. Então, para emagrecer, é preciso gastar a gordura acumulada que não foi queimada. Claro que existem atividades que gastam muito mais que outras. Se você trabalha em escritório, por exemplo, gasta 230 kcal/hora, enquanto um operário da construção civil queima 440 kcal/hora. Conclusão: emagrecer sem esforço não existe. Se quiser derreter as gordurinha­s em excesso, deve se mexer, a fim de atingir seus objetivos mais rapidament­e.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil