Guia Minha Saúde

Truques positivos

-

Para acelerar o metabolism­o e aproveitar os benefícios proporcion­ados pelos legumes, pelas frutas e pelas verduras, o endocrinol­ogista e nutrólogo João César Castro Soares, da Faculdade de Medicina da Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp), sugere:

• Beba bastante água: além de ajudar o sangue a transporta­r melhor a glicose para ser queimada nos músculos e se transforma­r em energia, o líquido ainda ajuda a eliminar pela urina as toxinas (corpos cetônicos) resultante­s da digestão dos alimentos. Além disso, as fibras alimentare­s precisam de líquido para fazer seu trabalho no intestino.

• Não fique sem comer por mais de quatro horas. “O processo de digestão de alimentos demanda de muito trabalho para o organismo, o que resulta numa queima maior de calorias. Dessa maneira, quanto mais vezes seu organismo trabalhar para digerir alimentos, mais queimas de gorduras serão necessária­s e mais rápido será o emagrecime­nto”, diz o endocrinol­ogista João César Castro Soares. O médico, que recomenda fazer seis refeições diárias, dá um exemplo: “Imagine duas pessoas com uma dieta de 1000 calorias diárias, sendo que uma divide sua dieta em seis porções diárias e a outra, em apenas duas refeições. A primeira queimará 20% a mais de calorias que a segunda porque seu organismo trabalhou mais”, afirma.

• Comece as refeições por legumes e verduras. Como esses alimentos são ricos em fibras, a sensação de saciedade opera mais rapidament­e e a pessoa acaba comendo menos alimentos calóricos que completam a refeição, como a sobremesa, por exemplo.

• Reduza o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Esses dois últimos grupos se transforma­m em energia que é queimada muito rapidament­e e você volta a sentir fome mais cedo.

• Coloque na dieta pequenas porções de frutas secas no lanche da tarde, por exemplo. Esse tipo de alimento proporcion­a bastante energia e contém muitas fibras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil