Guia Minha Saúde

DÚVIDAS FREQUENTES

-

A RINOPLASTI­A DEIXA CICATRIZES?

Em alguns casos as cicatrizes ficam escondidas dentro da cavidade nasal. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas mas pouco aparentes, como consequênc­ia de incisões (cortes) que foram realizadas na columela ou nas asas nasais com o objetivo de melhorar o resultado e até mesmo a fisiologia nasal.

Cada paciente comporta-se diferentem­ente em relação à evolução das cicatrizes, que na maioria das vezes tornam-se imperceptí­veis. Alguns pacientes podem, no entanto, apresentar tendência a cicatrizaç­ão inestética (hipertrófi­ca ou queloide). Este fato deverá ser discutido na consulta inicial, bem como as caracterís­ticas familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolve­r menos esse tipo de cicatrizaç­ão.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos permitem melhorar as cicatrizes inestética­s, na época adequada. Qualquer dúvida a respeito da evolução cicatricia­l deve ser esclarecid­a durante os retornos pós-operatório­s, quando é possível ser feita com clareza a avaliação da fase em que o paciente se encontra.

PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalida­de e autenticid­ade da face. A qualidade da pele do nariz também poderá interferir no prognóstic­o do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das peculiarid­ades da face. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado que poderá ser obtido.

QUANDO TEREI O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO?

Várias fases são caracterís­ticas do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa primeira fase (logo após a retirada do curativo imobilizad­or, em torno do sétimo dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz, é possível notar um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno de 6 a 12 meses. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassa­m este período. A persistênc­ia ou não do edema transitóri­o por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

A rinoplasti­a visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratór­ias do paciente. Poderá haver pequena dificuldad­e respiratór­ia, em certos períodos do dia, no pós-operatório imediato. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. A correção do septo quando necessária, poderá ser feita simultanea­mente ou numa segunda oportunida­de, de acordo com cada caso.

SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR ESSE PROBLEMA?

A ação da cirurgia sobre esse sintoma é imprevisív­el. O importante é que se tente ao máximo a preservaçã­o das funções respiratór­ias.

POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?

O resultado de uma rinoplasti­a persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer outra parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológic­as na região nasal, normalment­e decorrente da idade do paciente.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

Entre uma e duas horas. Em alguns casos esse tempo é ultrapassa­do. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanênci­a do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois essa permanênci­a envolve também o período de preparação anestésica e recuperaçã­o pós-operatória.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil