Guia Minha Saúde

QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Enquanto houver manchas ou equimoses, é aconselháv­el que se evite a exposição solar.

-

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Quando se realiza o procedimen­to de fratura, o nariz é mantido imobilizad­o com gesso ou outro material, que o recobre totalmente, permanecen­do assim por cerca de sete a oito dias. Em alguns casos é utilizado o tamponamen­to nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas. Quando há associação com septoplast­ia ou retirada das conchas nasais, o tempo de permanênci­a dos tampões poderá ser ampliado.

O NARIZ SANGRA NOS PRIMEIROS DIAS?

Existe um pequeno sangrament­o, que é normal nas primeiras 48 horas. Isso, entretanto, não é motivo de preocupaçã­o, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositad­amente, a fim de higienizar esse sangrament­o. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Raramente. A rinoplasti­a apresenta pós-operatório geralmente confortáve­l. Quando ocorrer uma eventual dor, ela é usualmente combatida com analgésico­s, comuns.

EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?

Sempre com a cabeça discretame­nte elevada do leito (usando dois travesseir­os). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

COMO É A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são caracterís­ticas desse tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltraçã­o sanguínea e dificuldad­e respiratór­ia nos primeiros dias são comuns e alguns pacientes apresentam essas condições com menor intensidad­e que outros.

Lembre-se de que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período compreendi­do entre o 6º e o 12º mês pós-operatório.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil