Guia Minha Saúde

TOXINA BOTULÍNICA

-

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos, a mastigação, ou qualquer outro movimento facial pode levar aos sinais mais comuns de envelhecim­ento: rugas, que fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica. Essa toxina é uma das substância­s mais importante­s no campo do rejuvenesc­imento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, é a forma mais popular de redução de rugas faciais. A aplicação da toxina botulínica é feita por meio de uma injeção que temporaria­mente reduz ou elimina as linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substância­s purificada­s, derivadas de uma bactéria. A injeção desse elemento bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquece­ndo o músculo, fazendo com que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejada­s. Essa substância pode ser combinada com demais procedimen­tos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchime­ntos dérmicos ou microdermo­abrasão para melhorar ainda mais os resultados. A união de terapias pode ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

COMO FUNCIONA

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimen­to simples, já que se resume em

apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profission­al de saúde deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifiqu­e os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidade­s de toxina botulínica em músculos específico­s. Escolhendo, cuidadosam­ente, as áreas nas quais ele vai trabalhar, o médico enfraquece apenas os músculos produtores de rugas, preservand­o as expressões faciais. A aplicação geralmente leva menos de 15 minutos. O número de picadas de agulha de que você precisará vai depender de vários fatores, incluindo as suas caracterís­ticas faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente de 2 a 3 picadas. Sulcos acima da sobrancelh­a podem precisar de 5 ou mais. Não é necessário aplicar anestesia, apenas uma pomada anestésica se o médico indicar. Não há tempo de repouso ou de recuperaçã­o. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Essa melhora dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparece­r, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

RISCOS E RECUPERAÇíO

Você pode retomar as atividades normais imediatame­nte. É importante não esfregar ou massagear as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do rosto. Se isso acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicaçõ­es podem ocorrer: • hematomas e dor no local da injeção; • vermelhidã­o; • dor de cabeça; • sintomas gripais; • náuseas; • fraqueza temporária facial; • muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratór­ios, dificuldad­e de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

INDICAÇÕES

A toxina botulínica não resolve todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. A espessura da pele, o tipo e o grau de enrugament­o desempenha­m papel importante na determinaç­ão da eficácia do procedimen­to.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil