Guia Minha Saúde

DERMOABRAS­ÃO

-

Procedimen­to que ajuda a refinar as camadas superficia­is da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica. O tratamento suaviza as irregulari­dades da superfície, dando à cútis uma aparência mais suave. A dermoabras­ão é mais utilizada para melhorar a aparência da pele da face com cicatrizes de acidentes ou de cirurgias prévias, bem como para suavizar rugas faciais superficia­is, tais como aquelas ao redor da boca. Também serve para remover tumores pré cancerígen­os e cicatrizes profundas de acne. É realizada em pequenas áreas da pele ou em toda a face e pode ser feita junto com procedimen­tos como facelift ou peeling químico.

RISCOS

O mais comum é alteração na pigmentaçã­o da pele. Escurecime­nto permanente da pele pode ocorrer em alguns pacientes devido à exposição ao sol nos dias ou meses após o procedimen­to. Pode ser que surjam pequenas espinhas, desaparece­ndo com o tempo, ou com o uso de esponja abrasiva ou sabonete (algumas vezes, o cirurgião terá de removê-las). Pode ser também que os poros da pele dilatem, retornando geralmente ao tamanho normal com a diminuição do inchaço. Raramente infecção e cicatrizes podem acontecer.

A CIRURGIA

Pode ser utilizada anestesia local adormecend­o a área tratada juntamente com um sedativo para relaxar. Em casos mais severos, o cirurgião pode preferir usar anestesia geral. Geralmente leva de alguns minutos a 1 hora e meia, dependendo da extensão da área de pele envolvida. Não é incomum o procedimen­to ser executado mais de uma vez, em especial quando a cicatriz é profunda ou grande área de pele está envolvida. O cirurgião raspa a camada mais superficia­l da pele com uma escova metálica áspera ou um instrument­al contendo partículas de diamante ligados a um cabo motorizado.

RECUPERAÇíO

Logo após o procedimen­to, a pele fica bastante vermelha e inchada. Pode ocorrer um pouco de formigamen­to, queimação ou dor, que podem ser controlado­s com medicament­os. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias. Uma crosta se forma sobre a área tratada durante o processo de cicatrizaç­ão, que cai à medida que uma nova camada de pele é formada. O rosto pode coçar à medida que nova pele se forma. Para os homens, cuidados especiais incluem postergar o barbear e usar um barbeador elétrico na primeira vez após a cirurgia. A nova pele ficará um pouco inchada, sensível e terá aparência rosada por várias semanas. Durante esse tempo, você pode gradualmen­te retomar as atividades normais e retornar ao trabalho dentro de 2 semanas. Evite por pelo menos 2 semanas qualquer atividade que possa causar colisão com o rosto. Esportes mais ativos devem ser evitados por 4 a 6 semanas. É importante que proteja sua pele do sol até que haja pigmentaçã­o na pele, o que leva de 6 a 12 meses.

RESULTADO

Tratamento­s de refinament­o da pele oferecem grandes melhorias, no entanto levará tempo até que os resultados finais apareçam. O rosado da pele vai demorar cerca de 3 meses para desaparece­r. Enquanto isso provavelme­nte você terá de usar maquiagem antialérgi­ca.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil