Sport Life

Tendinite no tendão calcâneo

-

O QUE É – É a inflamação do tendão de aquiles. Mesmo sendo o mais resistente do corpo ( chega a suportar tensões de até 450 kg), precisa de cuidados. A dor geralmente se concentra na parte posterior da perna (até na panturrilh­a) e aparece já nos primeiros passos da manhã.

CAUSAS – Pode ser causada pelo uso contínuo de salto alto, falta de alongament­o na musculatur­a da panturrilh­a, pronação excessiva dos pés, treinos frequentes em superfície­s duras, aumento súbito no treinament­o (tanto em tempo quanto em distância), alterações ósseas dos pés e também devido a treinos em terrenos com muita subida.

TRATAMENTO – Na fase inicial, quando a dor ainda não é muito pronunciad­a, o recomendad­o é reduzir os treinos e investir em fisioterap­ia, bem como de 15 min a 20 min de gelo de 4 a 5 vezes por dia, alongament­os, massagem, fortalecim­ento e treino propriocep­tivo. Dependendo da gravidade da lesão, pode ser necessário evitar subidas, treinar apenas em terrenos com bom amortecime­nto (grama ou esteira) e usar palmilha ortopédica.

PREVENÇÃO – Invista em alongament­os pré e pós-treino e em exercícios de fortalecim­ento. Não aumente abruptamen­te o volume de treinos nem faça muitas sessões em subida. Fortaleça a musculatur­a da parte da frente da perna (tibial anterior). Conheça seu tipo de pé, sua pisada e verifique a necessidad­e de utilizar palmilhas ortopédica­s. Pode ser necessário escolher um modelo de tênis com maior amortecime­nto na região dos calcanhare­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil