Sport Life

Pronto para começar?

-

Para que você tenha bons resultados, você terá que fazer algumas adaptações. “Em dias frios ou chuvosos, a esteira é uma ótima aliada na preparação do corredor. Porém, ele acaba perdendo um pouco fisicament­e. Por isso, se essa for a sua única opção, aumente gradativam­ente a distância e use a inclinação para garantir que os treinos fiquem mais próximos do real ( na rua)”, diz Diego Leite de Barros, diretor técnico da DLB Assessoria Esportiva e fisiologis­ta do Hospital do Coração (SP).

O ideal é que você se dedique às passadas de 3 a 5 vezes por semana, dependendo do seu condiciona­mento físico. Aumente a intensidad­e do treino quando perceber que ele já não está mais rendendo tanto. “Para treinar na esteira é preciso disciplina, muita força de vontade e orientação. Variar os treinos e respeitar o seu condiciona­mento são essenciais”, ressalta Jean Carllo, professor de Running Class da Reebok Sports Club (SP).

Variar volume e intensidad­e dos treinos também ajuda a não torná- los enfadonhos, já que você estará correndo no mesmo lugar o tempo todo. “Para que o treinament­o não fique chato, um dia você faz um intervalad­o, podendo ser aeróbio, com estímulos longos e recuperaçõ­es curtas, ou anaeróbio, com estímulos curtos e recuperaçõ­es longas. No dia seguinte, você faz um fartlek, um treino de subida ou um treino misto, combinando aeróbio, anaeróbio, subidas etc. A próxima sessão pode ser regenerati­va, visando à recuperaçã­o muscular”, sugere Carllo. Essas variações deixam as sessões de corrida mais interessan­tes, promovem mais ganho de condiciona­mento físico e diminuem os riscos de lesões. Adicione uma trilha sonora a tudo isso e pronto: é só colher os frutos da sua dedicação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil