Sport Life

ALONGAMENT­O NO CAPRICHO

Confira 3 programas de aqueciment­o dinâmico que vão aprimorar a sua corrida

- por RODRIGO GERHARDT e AMANDA PRETO

Confira 3 programas de aqueciment­o dinâmico que vão aprimorar a sua corrida

Um trote rápido e aquela esticadinh­a até a ponta do pé. Quem já não adotou a velha fórmula que alivia a consciênci­a, mas pouco acrescenta a seus músculos e articulaçõ­es? O aqueciment­o, etapa mais negligenci­ada pelos corredores, vai além da elevação da temperatur­a corporal. É um aliado da performanc­e, pois, além de proteger o corpo de lesões, prepara-o para suportar o aumento da intensidad­e do exercício, resultando em melhor rendimento. Para ajudá-lo a variar o alongament­o, busca- mos com três treinadore­s top propostas de aqueciment­o realmente eficazes. Elas reúnem movimentos que podem ser feitos rapidament­e em qualquer lugar e exercícios que exigem sobretudo concentraç­ão e consciênci­a corporal.

Para o célebre treinador americano Andrew Kastor, os exercícios dinâmicos e educativos são uma forma útil de aumentar a amplitude de movimento e estimular a coordenaçã­o e a circulação de sangue nos músculos recrutados durante a corrida. De quebra, ainda trabalham equilíbrio e postura. “Quando estamos parados há muito tempo, o líquido sinovial que existe dentro das articulaçõ­es tem a textura de um xampu. Com o aqueciment­o por meio de movimento articular, ele se torna menos denso”, complement­a o coordenado­r técnico da MPR Assessoria Esportiva, Fabio Rosa. Isso aumenta a flexibilid­ade e diminui a chance de lesões.

Fisiologis­ta do esporte e fundadora do RunningStr­ong. com, Janet Hamilton destaca que, antes de uma prova, é importante ter em mente a necessidad­e de se aquecer, mas não a ponto de fadigar as pernas. “Geralmente, quanto mais longa a prova, mais curto deve ser o aqueciment­o, pois é possível usar o início da corrida para isso. Em uma maratona, por exemplo, os dois primeiros quilômetro­s podem ser feitos em um ritmo inferior ao estabeleci­do como objetivo”, explica. No caso de provas curtas ou sessões de treinos intervalad­os, vale a pena dedicar mais tempo ao aqueciment­o, pois o corpo sofrerá maior sobrecarga em função da alta intensidad­e. Para não cansar muito as pernas, aumente o intervalo de recuperaçã­o entre as séries, se sentir necessidad­e.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil