Sport Life

MITO 1: Abdominais emagrecem

Fato: Os abdominais não reduzem a massa gorda em geral ou localizada

-

Uma das grandes motivações para treinar ou começar a frequentar a academia é reduzir as gordurinha­s em volta da cintu-

ra - e aí, muita gente persiste em fazer três mil abdominais diários para conseguir o tanquinho dos jogadores de futebol ou a barriga sequinha das modelos de revista. A crença de que trabalhar intensamen­te essa região do corpo vai queimar a gordura local continua, apesar dos profission­ais reiterarem ser um equívoco.

Aquela papada não desaparece fazendo milhares de flexões do pescoço, certo? Da mesma forma, a gordura da barriga também não vai sumir ao fazer inúmeros abdominais. Quem faz a real diferença aqui é a dieta.

O gasto calórico - e o esforço - de uma sessão de abdominais e de uma corridinha é insignific­ante se compararmo­s com a ingestão calórica de quase qualquer coisinha que ingerimos ao longo do dia. Por exemplo, você teria que correr 80 minutos para compensar os 400 kcal de um cheeseburg­er ou andar de bicicleta por 50 minutos para queimar os 300 kcal de apenas uma unidade de frango frito. Tanto esforço desaparece­u em duas mordidas! E nem entramos em detalhes sobre o gasto calórico dos abdominais, que é muito pequeno para reduzir a porcentage­m de gordura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil