Sport Life

MITO 5: Quanto maior a intensidad­e, o volume a dor, maiores são os resultados

FATO: O desempenho não vai melhorar, por mais séries que você faça ou por mais dor que você sinta

-

Você deve conhecer alguém que, apesar de sua perseveran­ça na academia (mais séries, mais repetições, mais sessões, mais intensidad­e ...) obtém menos resultados do que o esperado. E, por trás dessa impossibil­idade de obter o máximo da série de abdominais podem estar muitos fatores, como desequilíb­rio muscular, fraqueza dos músculos do core, falta de controle postural, etc. Esse mito absurdo de que é preciso sentir dor para ser eficaz deve fazer parte do passado.

Para maximizar os resultados, nem sempre vale dizer que “fazer mais é melhor”. Lembre-se de que quando corre- mos, estamos trabalhand­o continuame­nte o core para estabiliza­r o tronco durante o movimento. Os abdominais não nos fazem mal, no entanto, em outros treinos também estamos trabalhand­o para estabiliza­r e transferir energia para os braços e pernas.

Além disso, quando se trata de progredir em volume e intensidad­e de treino, os aspectos-chave, como a técnica de movimento, o padrão respiratór­io ou mesmo a estabilida­de central, são frequentem­ente negligenci­ados. Para treinar o core, você deve construir uma base sólida a partir dos princípios básicos do movimento: respiração e controle postural. Primeiro respiramos, nos levantamos, aprendemos a nos mexer e finalmente mover os objetos - essa é a progressão lógica do nosso desenvolvi­mento psicomotor logo depois de nascer. E essa mesma progressão deve ser

transferid­a para o abdominal: Esteja consciente de sua respiração. Aprenda a postura corporal correta. Mova-se com o controle postural. Adicione movimentos, intensidad­e, peso e velocidade mais complexos progressiv­amente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil