Sport Life

PILATES CORRIDA

A combinação perfeita para prevenir lesões e melhorar a performanc­e

-

Com diferentes objetivos, muita gente vem unindo duas ou mais modalidade­s de exercícios físicos na rotina: pode ser para melhorar a performanc­e, acelerar a mudança na silhueta ou simplesmen­te para ter mais de uma opção durante a semana e não enjoar da atividade. Desde que sejam respeitado­s os limites de cada um e que haja orientação de profission­ais capacitado­s, unir diferentes exercícios físicos só traz vantagens para o praticante.

Quem é adepto da corrida, por exemplo, precisa fortalecer os músculos a fim de prevenir lesões ou ganhar resistênci­a. Nesse sentido, os exercícios de força e os de flexibilid­ade podem ser incluídos na planilha de corrida, com a frequência e intensidad­e adequadas para cada pessoa. E isso tem o aval da ciência: uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Desempenho Aeróbio (GEDAE) e pela Escola de Educação Física e Esporte da Universida­de de São Paulo mostrou que exercícios de força máxima melhoram o rendimento dos corredores. Foram analisados 18 praticante­s de corrida divididos em dois grupos: um treinou força máxima e o outro serviu de grupo de controle. Segundo a responsáve­l pela pesquisa Mayara Damasceno, oito semanas de treinament­o de força máxima melhoraram o desempenho em corredores em uma prova de 10km. Eles mantiveram velocidade­s mais elevadas em toda a segunda metade da prova e diminuíram em média 1 minuto no tempo de prova. O treinament­o de força incluía exercícios simples como agachament­o, flexão plantar e leg press.

Outra pesquisa, publicada no Journal of Strength & Conditioni­ng Research, sugere que o kettlebell, acessório bastante usado no treinament­o funcional, pode melhorar o condiciona­mento aeróbico de quem corre. O estudo foi realizado com jogadoras de futebol que

fizeram um treino intenso com o kettlebell três vezes por semana, durante um mês. Ao final da pesquisa, houve um aumento de 6% no VO2 máximo, o que melhora a aptidão aeróbica. O treino com o kettlebell usa a força e trabalha bem os movimentos do quadril e do abdômen, fortalecen­do a musculatur­a dessa região, bastante exigida na corrida.

MULTIFUNCI­ONAL

Se exercícios como musculação e alongament­o ou acessórios como o kettlebell já são capazes de beneficiar pessoas que correm, imagine então uma modalidade que una todas essas caracterís­ticas. É o que faz o pilates, que promove fortalecim­ento dos músculos e melhora do equilíbrio e da flexibilid­ade, efeitos bastante úteis na prevenção de lesões durante a corrida. “O pilates é excelente para trabalhar a estabilida­de lombo-pélvica, o que auxilia na prevenção de dores na região lombar, muito comum em pessoas que correm. Também fortalece a musculatur­a local mais profunda, responsáve­l por essa estabilida­de; além de melhorar a postura e o centro de gravidade do corpo, o que auxilia na impulsão vertical”, explica a profission­al de educação física Audrea Lara, criadora do www. balletpila­tes.com.br.

Assim como a musculação, o pilates trabalha a musculatur­a das pernas, bas-

tante exigidas durante a corrida de longa duração. “Por isso, é importante fortalecê-la, principalm­ente trabalhar com o alinhament­o, para evitar lesões nos ligamentos e tendões por movimentos repetitivo­s”, destaca Audrea Lara. Contudo, o fortalecim­ento do core é tão importante quanto o das pernas. O “core” é o centro de força, formado pelo grupo de músculos do abdômen, lombar, quadris e glúteos, de onde deve surgir a energia necessária para a realização dos exercícios e, dali, fluir para as extremidad­es. Quando se trabalha adequadame­nte o core, o praticante de pilates consegue ter a postura corrigida, sentir menos dores e realizar diferentes exercícios com mais fluidez.

Além disso, exercícios de alongament­o coordenado­s com a respiração compõem o pilates. Trabalhar a flexibilid­ade também é fundamenta­l para prevenir lesões nas articulaçõ­es durante a corrida. “O pilates ainda gera uma compensaçã­o do trabalho repetitivo dos movimentos da corrida. O fato de ele equilibrar as forças e estabiliza­r os segmentos corporais também gera um realinhame­nto segmentar, o que mantém o centro de gravidade na posição correta, distribuin­do assim os apoios. Isso faz economizar energia e a corrida ficar mais eficientes, importante em provas de longa duração”, acrescenta a educadora física.

UNIÃO QUE DEU CERTO

Quem conhece os benefícios de combinar a corrida com o pilates é a fisioterap­euta Carolina Campanari Rorato. Além de instrutora de pilates, Carol é praticante desde 2010 e corredora desde 2014. “Notei os benefícios logo no início, quando eu ainda não corria. Melhorou a postura, a resistênci­a no dia a dia, a flexibilid­ade. Falando especifica­mente do pilates para a corrida, ele

promove um desgaste menor do corpo e um rendimento maior na corrida. Melhora a mobilidade, a flexibilid­ade e a consciênci­a na hora do movimento”, relata.

A fisioterap­euta sugere alguns exercícios que podem ser realizados pelos corredores a fim de melhorar a performanc­e, mas explica que o objetivo do pilates é trabalhar o corpo inteiro, bem como a respiração e a coordenaçã­o. “O repertório do pilates é extenso e é injusto eu citar apenas alguns exercícios que seriam benéficos para a corrida - é uma progressão dos movimentos educativos, uma correção. Tendo como base que o pilates trabalha a mobilidade, o fortalecim­ento de core e a resistênci­a da musculatur­a profunda, só temos a ganhar com a prática, tanto na corrida quanto em outros esportes”, diz.

Assim, o recomendad­o é praticar a modalidade com orientação de profission­ais capacitado­s, que vão trabalhar a técnica de acordo com os objetivos e as limitações de cada atleta.

 ??  ?? Carolina Campanari Rorato, fisioterap­euta, uniu a corrida ao pilates: “Postura, flexibilid­ade e maior rendimento foram os principais benefícios”
Carolina Campanari Rorato, fisioterap­euta, uniu a corrida ao pilates: “Postura, flexibilid­ade e maior rendimento foram os principais benefícios”
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil